Notícia

Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser selado nesta sexta-feira

Assinatura do tratado deve ser anunciada durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai
Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser selado nesta sexta-feira
Camex

A expectativa é que o fechamento do acordo entre Mercosul e União Europeia seja anunciado nesta sexta-feira (6), durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai. Estarão presentes os chefes de Estado do bloco sul-americano e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A chegada de von der Leyen já era tratada como um indício da conclusão nas negociações do tratado. A líder da Comunidade Europeia disse que o pacto é a maior parceria de comércio e investimento que o mundo já viu.

Tanto a presença de Úrsula, quanto a finalização das negociações geraram reações negativas em alguns países europeus. O governo da França, por exemplo, reiterou sua oposição ao acordo. O presidente Emmanuel Macron afirmou que os termos atuais do documento são “inaceitáveis”, ressaltando que, em sua visão, a conclusão das negociações representa uma ameaça ao agro no país.

Além do presidente, a população também saiu às ruas contra o acordo na França e na Bélgica. Agricultores belgas fecharam diversas rodovias, protestando contra as importações de carne bovina dos sul-americanos.

Após anunciado, o acordo ainda precisará ser votado pelo Conselho do Parlamento Europeu, onde o governo de cada país tem direito a um voto. O documento precisa da aprovação de pelo menos 15 dos 27 estados-membros do comitê, representando 65% da população do bloco.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
Surto de Covid-19 no RS é sazonal, e Secretaria da Saúde alerta para medidas de prevenção

Vírus tem período de maior circulação, e não deve haver aumento expressivo de casos nas próximas semanas

Aconteceu
Ramón Díaz ainda busca uma solução para o Inter

Técnico promoveu mudanças na escalação e no esquema, mas precisa evoluir mais para tentar vencer o Corinthians, amanhã

Aconteceu
Marcelo Marques faz três pedidos antes de entregar a gestão da Arena para o Grêmio

Tricolor vai administrar o estádio dois meses antes do previsto