Agora

Ivanor Barros

07:00 - 09:00

Notícia

Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser selado nesta sexta-feira

Assinatura do tratado deve ser anunciada durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai
Acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser selado nesta sexta-feira
Camex

A expectativa é que o fechamento do acordo entre Mercosul e União Europeia seja anunciado nesta sexta-feira (6), durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai. Estarão presentes os chefes de Estado do bloco sul-americano e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A chegada de von der Leyen já era tratada como um indício da conclusão nas negociações do tratado. A líder da Comunidade Europeia disse que o pacto é a maior parceria de comércio e investimento que o mundo já viu.

Tanto a presença de Úrsula, quanto a finalização das negociações geraram reações negativas em alguns países europeus. O governo da França, por exemplo, reiterou sua oposição ao acordo. O presidente Emmanuel Macron afirmou que os termos atuais do documento são “inaceitáveis”, ressaltando que, em sua visão, a conclusão das negociações representa uma ameaça ao agro no país.

Além do presidente, a população também saiu às ruas contra o acordo na França e na Bélgica. Agricultores belgas fecharam diversas rodovias, protestando contra as importações de carne bovina dos sul-americanos.

Após anunciado, o acordo ainda precisará ser votado pelo Conselho do Parlamento Europeu, onde o governo de cada país tem direito a um voto. O documento precisa da aprovação de pelo menos 15 dos 27 estados-membros do comitê, representando 65% da população do bloco.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2