Agora

Autoprogramação

12:00 - 13:00

Notícia

Assembleia aprova PEC que libera venda de estatais sem plebiscito

Com aprovação, governo deve encaminhar projetos de venda de CEEE, CRM e Sulgás nesta semana
Assembleia aprova PEC que libera venda de estatais sem plebiscito

Por 39 votos a 13, a Assembleia Legislativa aprovou em segundo turno a PEC 272/19, que retira obrigatoriedade de se realizar plebiscito para venda de estatais. Com isso, o governo do Estado poderá encaminhar a venda de Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM) sem a necessidade de uma consulta formal à população. 

O placar foi quase idêntico à votação no primeiro turno, quando a base governista fez 40 votos. Desta vez, porém, o deputado Adolfo Brito (PP) não votou, pois está em licença médica. 

Na mesma sessão, a redação final da PEC também foi aprovada. Isso permitirá ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara (PTB), promulgar as alterações no Diário Oficial da Casa e, em seguida, o texto poderá sair no Diário Oficial do Estado, quando, aí sim, passará a valer. 

Passadas estas etapas, o governo deverá encaminhar os projetos para a venda de CEEE, CRM e Sulgás. De acordo com o líder do governo no Legislativo, Frederico Antunes (PP), os textos poderão ser enviados do Piratini ainda nesta semana. 

O governador Eduardo Leite, que segundo o Piratini acompanhou a votação de seu gabinete, festejou o resultado. “É um passo determinante na nossa busca pelo ajuste fiscal do Estado”, afirmou, conforme nota. 

Ele confirmou a celeridade que o processo de privatização das três estatais deverá ter. “Os projetos estão prontos, já foram amplamente debatidos, e chegou o momento de focarmos da etapa final das privatizações”, disse, destacando que as vendas possibilitarão investimentos no Rio Grande do Sul.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Política e Segurança
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Política e Segurança
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Política e Segurança
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2