Notícia

Atraso no plantio do milho: clima não deve trazer preocupação

Segundo a meteorologia, não há nenhum indicativo de antecipação dos períodos de frio, que prejudicariam a planta em sua fase inicial de dese
Atraso no plantio do milho: clima não deve trazer preocupação

Para a safra 2020 de milho, o principal problema está associado ao calendário de plantio atrasado em função das chuvas que não se consolidaram logo no início da primavera. A irregularidade atrasou a instalação da safra de soja 2019/2020 e, consequentemente, irá empurrar o plantio do milho um pouco mais para frente.

 
Mesmo com estes atrasos, o cenário é favorável para a safra de milho, pois não há nenhum indicativo de antecipação de frio que prejudique a planta em sua fase inicial de desenvolvimento.

“Ao que tudo indica teremos um outono neutro. O risco é maior só para quem plantar muito fora da janela, aqueles que chegarem em junho com o milho na fase leitosa, mais suscetível às geadas”, diz Paulo Etchichury, da Somar.

Segundo ele, mesmo assim os problemas serão parciais em Mato Grosso do Sul e principalmente no Paraná, onde há mais atuação das massas de ar de origem polar.

 

Para Mato Grosso e Goiás, estados onde grande parte da safra de verão foi plantada dentro da janela ideal, o risco das lavouras se prejudicarem com a diminuição da chuva em maio também é muito pequeno.

“A chuva não deve atrapalhar mais uma expectativa de uma safra recorde, o que vai deixar os preços do milho bem baixos”, finaliza Paulo.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.