Agora

Os Serranos

17:00 - 19:00

Notícia

Base do Inter mantém saldo positivo nas finanças, mas resultados em campo preocupam

Mesmo com lucro milionário em vendas de atletas, categorias de formação enfrentam críticas pela queda de desempenho e pela infraestrutura do
Base do Inter mantém saldo positivo nas finanças, mas resultados em campo preocupam
RICARDO DUARTE / INTER / CP

Considerando apenas o aspecto financeiro, as categorias de base do Inter são amplamente lucrativas. O clube investe cerca de R$ 30 milhões por ano na formação de jogadores e na manutenção do CT de Alvorada e, apenas com a venda de Gabriel Carvalho ao futebol árabe, nos últimos dias do ano passado, arrecadou quatro vezes esse valor. O problema está nos resultados, que têm sido escassos, sobretudo em 2025, causando constrangimento e preocupação entre os dirigentes.

Nas duas categorias que disputam Campeonatos Brasileiros organizados pela CBF, o Inter foi rebaixado no sub-20 e ocupa a incômoda 16ª posição no sub-17. Para completar, no sub-15, acabou de sofrer uma goleada por 5 a 0 em um Gre-Nal válido pelo Gauchão. A sequência negativa acendeu o alerta entre os dirigentes, que promoveram mudanças importantes na comissão técnica no último mês.

Saíram o técnico do sub-20, Renan, que foi goleiro do Inter na conquista da Libertadores de 2010, e o gerente de transição Julinho Camargo, que estava no clube desde o início da gestão do presidente Alessandro Barcellos. Ainda em agosto, chegou o técnico Mário Jorge para o sub-20.

Além disso, nas últimas semanas, um grupo de conselheiros visitou o CT de Alvorada, onde treinam as equipes da base, e divulgou críticas à infraestrutura do local. Os dirigentes, porém, contestam as avaliações. “A estrutura que dispomos é boa. Atende às necessidades do clube. Poderia melhorar? Claro. Mas não dá para dizer que o que temos aqui no CT não atende o que o clube precisa”, afirmou o diretor-geral da base, Luiz Caldas Milano Junior.

O CT de Alvorada não pertence ao Inter. O espaço é alugado desde que a base deixou o Beira-Rio, durante as reformas do estádio para a Copa do Mundo, no início da década passada. O local conta com vários campos, refeitório, 20 quartos que comportam 60 jogadores e demais instalações necessárias à formação dos atletas. Recentemente, o clube investiu na compra de novos equipamentos para a sala de musculação, melhoria bastante comemorada pelos dirigentes. Outra melhoria feita recentemente é um convênio com a prefeitura de Alvorada que permitirá que algumas categorias utilizem um ginásio público de futsal para os treinos, principalmente das categorias menores. Utilizar o futsal como ferramenta de formação de jogadores de campo, aliás, é uma tendência nacional.

"Nosso contexto é de valorização da base. Podemos, eventualmente, errar na estratégia, mas o foco é investir mais", reforçou Milano. Apesar dos resultados negativos em campo, em reunião com a imprensa na semana passada, ele destacou que vários jogadores formados no clube estão sendo utilizados por Roger Machado no grupo principal. Ricardo Mathias, por exemplo, já é considerado titular do Inter e recebeu uma proposta de 7 milhões de dólares nesta janela. Os dirigentes, porém, optaram por mantê-lo, apostando em uma valorização maior.

Além dos jovens que procuram o Inter para fazer testes, o clube conta atualmente com seis olheiros espalhados pelo Brasil — número que deve subir para oito em breve. Até pouco tempo, eram dez. Segundo a direção, a redução será compensada por um trabalho de avaliação mais criterioso no próprio CT de Alvorada.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Esportes
Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor

Documento dará descontos em hotéis e cartões de crédito

Esportes
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos

Esportes
Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença