Notícia

Bloqueio atmosférico persiste e Rio Grande do Sul terá calor no começo da semana

Muitas cidades gaúchas tiveram máximas próximas ou acima dos 30°C no fim de semana
Bloqueio atmosférico persiste e Rio Grande do Sul terá calor no começo da semana

Após um fim de semana com máximas típicas de verão, o Rio Grande do Sul começará a semana sob o mesmo padrão atmosférico, com um bloqueio definindo as condições do tempo no Estado. O sol aparece com nuvens em grande parte do território gaúcho. Uma maior nebulosidade ocorrerá no Sul e no Oeste, onde pode chover em alguns pontos em parte do dia pela proximidade com a instabilidade retida no Rio da Prata. Risco de chuva forte e isolada com granizo localizado na fronteira com o Uruguai. A temperatura segue alta pra junho e a tarde será novamente quente para a época do ano. 

Neste fim de semana de junho, muitas cidades gaúchas tiveram máximas próximas ou acima dos 30°C. A temperatura no sábado chegou a 32,8°C no interior, marca registrada em Santa Cruz do Sul. Para se ter ideia de como fugiu ao normal a intensidade do calor, as máximas ficaram entre 10°C e 15°C acima das médias máximas históricas de junho em diversas localidades. Nesta segunda, São Miguel, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Alegrete devem se aproximar dos 29ºC. Em Porto Alegre, a temperatura vai variar entre 16ºC e 26ºC.   

Bloqueio atmosférico

Tanto calor fora de época decorreu do bloqueio atmosférico que já faz uma semana traz temperatura muito acima dos padrões históricos para o Rio Grande do Sul. Esse bloqueio mantém a instabilidade retida no Prata com tempestades e chuva excessiva.

No Uruguai, inundações afetam o Centro e o Sul do país. Houve tempestades de granizo e vento forte, como uma que afetou Rio Branco, na fronteira com nosso Estado. Na Argentina, o granizo caiu mais uma vez em grande quantidade em tempestades localizadas em províncias centrais.

Neste domingo, blecaute maciço deixou 47,4 milhões de pessoas no escuro na Argentina e no Uruguai. No momento do início do apagão, às 7h06m, havia tempestades com muitos raios no Centro Argentino (Santa Fé e Entre Rios) e no Oeste uruguaio.

O bloqueio mantém-se neste começo de semana com temperatura acima da média no Rio Grande do Sul e mais chuva excessiva e tempestades no Prata. Na quarta-feira, finalmente, frente fria conseguirá romper o bloqueio, trazendo chuva e queda de temperatura de forma mais ampla para os gaúchos

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.