Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Campos de Cima da Serra transportado para Porto Alegre

A exposição ficará aberta ao público de 10 a 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h, com entrada franca.
Campos de Cima da Serra transportado para Porto Alegre

Porto Alegre vivenciou um pouco da cultura da Serra Gaúcha durante o lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano ? Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra. de autoria de Saionara Araujo Wagner, da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufrgs, Jaime Eduardo Ries e João Carlos da Luz, da Emater/RS-Ascar, e do fotógrafo Fernando Kluwe Dias, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (09/08), no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre.

A exposição ficará aberta ao público de 10 a 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h, com entrada franca.

Para a abertura da mostra, o local reuniu mais de 150 pessoas, entre autoridades, patrocinadores e produtores da Serra gaúcha, entre eles produtores de Queijo Serrano, para conferir as 45 imagens, distribuídas pelo Espaço Cultural Correios. O ambiente também recebeu objetos típicos do dia a dia do homem serrano, como bruacas, pinha e miniaturas das mulas que eram conduzidas pelos primeiros tropeiros, no século XVIII. O grupo Hábito Fandangueiro, de Bom Jesus, interpretou canções como "Serrano, Sim Senhor", do grupo Os Serranos, e "O tropeiro", dos Irmãos Bertussi, entre outras composições sobre os hábitos e costumes da região.
 
Durante o coquetel, para acompanhar o Queijo Artesanal Serrano em diferentes estágios de maturação, com 30, 60, 90 e 120 dias, foram servidos vinhos Sopra, da Vinhedos Entre Rios, de Vacaria, além de geleia de gila (fruta típica da região) e paçoca de pinhão. O cardápio foi preparado pelo chefe Bruno Ivanoff, professor da Faculdade de Gastronomia Senac.
 
O projeto ?Queijo Artesanal Serrano "Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra" é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma da Palavra, com financiamento da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, BRDE, InBetta, Marelli e Souza Cruz e apoio do Espaço Cultural Correios Porto Alegre.

Exposição Fotográfica ?Queijo Artesanal Serrano "Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra"
Período: 10 a 25 de agosto. 
De terças a sábados, das 10h às 18h. 
Entrada franca. 
Local: Espaço Cultural Correios  Rua 7 de setembro, 1020, térreo do Memorial do Rio Grande do Sul 

Fonte(s): Emater

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.