Notícia

Com reservas, Grêmio vira sobre o Ayacucho e avança à terceira fase da Libertadores

Resultado de 2 a 1 garantiu classificação para enfrentar o Independiente del Valle
Com reservas, Grêmio vira sobre o Ayacucho e avança à terceira fase da Libertadores

Um jogo protocolar, apenas para confirmar aquilo que já se sabia desde a semana passada, quando o Grêmio aplicou uma goleada por 6 a 1. Desta vez, na altitude de Quito, no Equador, na noite desta terça-feira, o Tricolor saiu atrás, mas buscou a virada de 2 a 1 diante do Ayacucho, e fez o suficiente para, com uma equipe repleta de garotos, garantir vaga na terceira e última fase prévia antes dos grupos da Libertadores.

Sosa abriu o placar para o Ayacucho, aos 39. Mas, um minuto depois, Ferreira empatou. Já no fim do jogo, Ricardinho definiu a virada aos 41. 

Com o resultado, o Grêmio garante vaga na terceira fase prévia da Libertadores. O adversário será o Independiente del Valle, que eliminou o Uniõn Española, também na noite desta terça-feira. Pelo Gauchão, o Tricolor volta a campo na sexta-feira, às 20h, para enfrentar o Aimoré, na Arena. 

 

Grêmio sai atrás, mas reage imediatamente

Com a classificação encaminhada após a goleada no jogo de ida, o Grêmio deu descanso aos principais jogadores e mandou ao Equador uma equipe bastante descaracterizada, recheada de garotos. Entre os mais experientes, destaque para o lateral Bruno Cortez, o meia Thaciano e o atacante Ferreira. No gol, Brenno recebeu mais uma oportunidade, e na volância o autor do gol contra o Esportivo, Lucas Araújo, iniciou.

Os primeiros 25 minutos de jogo foram muito fracos tecnicamente. O Grêmio, pouco preocupado diante da confortável vantagem, não se esforçava para trocar passes e chegar à frente. Com a displicência, errava atrás e não conseguia dar sequência aos lances ofensivos. Já o Ayacucho, além das fragilidades já apresentadas em Porto Alegre, tinha um agravante: os desfalques por Covid-19 obrigaram o time a jogar com reservas, deixando a equipe ainda mais limitada. 

 

Graças às jogadas individuais dos garotos o Tricolor passou a levar perigo, quase a 30 minutos da etapa inicial. Gui Azevedo disparou pelo meio, levou a bola e abriu pela esquerda para Ferreira. O atacante invadiu a área e finalizou, obrigando Espinosa a espalmar para o meio da área. No rebote, Thaciano não alcançou. 

Mas foi o Ayacucho quem abriu o placar, aos 39 minutos da etapa inicial. Da esquerda, Ardilles levantou bola à meia altura, na marca do pênalti. Sosa escorou para o meio de cabeça, e a bola voltou para ele. De primeira, colocado, tirou de Brenno para fazer 1 a 0 para os peruanos.

A resposta veio no minuto seguinte. Logo após a saída de bola, Ferreira recebeu e fez boa jogada individual pela esquerda. Avançou com a bola dominada, invadiu a área e bateu na saída do goleiro para igualar o marcador e levar a partida em 1 a 1 ao intervalo.

 

Segundo tempo protocolar e virada no fim 

O Ayacucho ensaiou uma postura mais agressiva na volta do intervalo. Com Sosa e Ardilles pelo lado direito, criou algumas jogadas e levou vantagem sobre a marcação do Grêmio. Antes dos 10, quase marcou em bola parada. Sempre com Ardilles, ele cobrou falta com perigo, com a bola passando rente à trave direita do goleiro Brenno.

Os peruanos seguiram insistindo, e levando perigo especialmente na bola parada, único desafogo além de Sosa e Ardilles. De novo, aos 25, obrigou Brenno a espalmar para escanteio. No lance, aliás, o goleiro do Grêmio preocupou, ficando caído e sentindo dores.

Pelo lado do Grêmio, mais uma vez, o destaque foi Ferreira. O ponta recebia quase todas as bolas e partia sempre para a jogada individual na etapa final. Depois, com a entrada de Léo Chu, que já havia disputado o confronto contra o Esportivo, também entou para tentar movimentar o setor ofensivo do Grêmio.

 

As alterações mudaram o cenário do jogo, e o Grêmio confirmou a virada no fim. Ricardinho marcou já aos 41 do segundo tempo e definiu o 2 a 1. Assim, o Grêmio avançou à terceira e última fase prévia antes dos grupos, para enfrentar o Independiente del Valle.

Copa Libertadores - Jogo de volta da 2ª fase prévia

Ayacucho 1

Espinosa; Villamarín, Delgado, Quina e Aguirre; Paucar, Rojas e Ardilles; Sosa, Vargas e Pósito. Técnico: Valter Fiori

Grêmio 1

Brenno; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Cortez; Lucas Araújo, Darlan, Thaciano, Guilherme Azevedo e Ferreira; Ricardinho. Técnico: Alexandre Mendes

Gols: Sosa (39/1T) e Ferreira (40/1T) e Ricardinho (41/2T)
Cartões amarelos: Paucar, Villamarín (Ayacucho); Ruan (Grêmio)
Arbitragem: Esteban Ostojich (URU)
Local: Estádio Atahualpa, em Quito (EQU)

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Esportes
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Esportes
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Esportes
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.