Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Criadores do RS querem que exame de mormo não seja obrigatório

Para ser liberado, o estado vai precisar provar que não registrou casos dessa doença nos últimos três anos e resolver processos judiciais de
Criadores do RS querem que exame de mormo não seja obrigatório

 

Associações de criadores gaúchos solicitaram à Secretaria da Agricultura do estado que o exame de mormo, doença infectocontagiosa de equídeos, não seja uma exigência. Hoje, sempre que o criador precisa deslocar seu animal — para um rodeio ou prova, por exemplo —, a avaliação é cobrada,

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, defende a retirada da obrigatoriedade. “Imagine que eles são utilizados em eventos que acontecem, praticamente, todo fim de semana, como credenciadoras do Freio de Ouro respectivos campeonatos e provas das outras raças; realmente é custo e burocracia a mais”, diz.

Após ser procurada pelas entidades, a secretaria gaúcha solicitou ao Ministério da Agricultura a retirada do exame. Antes de ter o pedido atendido, o estado precisará provar que não houve nenhum caso de mormo nos últimos três anos.

Em 2015, alguns criadores entraram na Justiça para que animais diagnosticados com mormo não fossem sacrificados. Segundo Luiz Silveira, responsável pelo Programa Nacional de Sanidade Equídea no estado, na época esse grupo entendia que os exames não fossem tão confiáveis. “O que gerou esse imbróglio que a gente tem até hoje”, relata.

Silveira afirma que ao status só vai avançar quando esses oito casos forem resolvidos. “São o principal entrave para iniciarmos qualquer processo de certificação do estado livre”, afirma.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Farmácias de manipulação poderão vender produtos à base da planta

Aconteceu
Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso

Entre 2006 e 2024, obesidade dobrou, atingindo 25,7% dos brasileiros

Aconteceu
Sisu 2026: lista de aprovados na chamada regular está disponível

Procedimentos de matrícula poderão ser iniciados em 2 de fevereiro

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.