Notícia

Doações de sangue caem 20% no RS durante na pandemia

Doações de sangue caem 20% no RS durante na pandemia
Doações de sangue caem 20% no RS durante na pandemia

O 25 de novembro é marcado pelo Dia Nacional do Doador de Sangue. E esta é mais uma área afetada de diretamente pela pandemia de coronavírus. O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) informa que, de janeiro a outubro de 2020, foi registrada uma redução de 20% nas doações em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entretanto, a demanda dos hospitais por hemocomponentes seguiu alta, pois outras situações de saúde e urgências, além de tratamentos de saúde específicos que necessitam de sangue para obterem êxito, seguiram ocorrendo. O Hemocentro atende mais de 42 hospitais, entre eles o Hospital de Pronto Socorro e hospitais com UTIs neonatal.

 

Durante o mês de novembro, a média diária de coletas na instituição tem sido 52 doadores. “Acreditamos que esta semana tenhamos um êxito ainda maior em razão da comemorações alusivas ao dia Nacional do Doador. Ressaltamos a necessidade de mantermos estes números nos meses de dezembro e principalmente nas férias, os quais tradicionalmente registra-se reduções”, alerta a assistente social e responsável Setor de Captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira Almansa. 

Exercício de cidadania

Um gesto simples que pode fazer a diferença na vida de até quatro pessoas: assim é a doação de sangue. “Neste momento que estamos passando, uma saída rápida e segura irá salvar várias vidas, trazendo a felicidade não somente para o paciente que utilizar o sangue e/ou os demais hemocomponentes, como também para a família e pessoas que amam este paciente. Afinal, todo mundo é o amor de alguém, então cuide do próximo como gostariam que cuidassem aqueles que vocês amam”, ressalta Gesiane. 

Doações podem ser feitas com segurança

A coordenação do Hemocentro ressalta que, desde o início da pandemia, a equipe da instituição segue todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para receber os doadores com segurança e normalidade. “Destacamos que adotamos protocolos de segurança para reduzir aglomeração, estamos atendendo no momento de duas formas, além do pré-agendamento e também demanda espontânea respeitando o limite de capacidade instalado”, explica Gesiane.

Os doadores são recebidos por ordem de chegada dentro da capacidade de atendimento. O Hemorgs também está disponibilizado o agendamento prévio de horários pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo WhatsApp (51) 98405-4260.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor

Documento dará descontos em hotéis e cartões de crédito

Aconteceu
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos

Aconteceu
Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.