Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

Eleição deve ser neste ano, diz presidente eleito do TRE-RS

Desembargador André Villarinho diz que sugestão de prorrogação para 2022, com as eleições gerais, seria prejudicial à democracia
Eleição deve ser neste ano, diz presidente eleito do TRE-RS

Eleito em sessão plenária virtual nesta terça-feira, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), desembargador André Luiz Planella Villarinho, defende que as eleições municipais ocorram neste ano. Previstas para outubro, ele reconhece que existe a possibilidade de adiamento entre 30 a 40 dias, como já sinalizado pelo presidente eleito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Barroso. Assim, a eleição poderia ficar para o início de dezembro. 

Para o desembargador, a sugestão levantada por alguns políticos e partidos de adiar o pleito para 2022 e unificá-lo às eleições gerais seria prejudicial à democracia. A manifestação foi feita em função dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus no país, que, pelas medidas de isolamento, têm comprometido alguns serviços, entre eles o da Justiça Eleitoral. Apontou que até o mês de junho, dependendo das condições, deverá haver uma definição sobre a efetiva condição de realizar a eleição. A partir de junho começam a ser aproximar alguns prazos importantes dentro do calendário eleitoral, como a realização das convenções partidárias e a escolha dos candidatos. 

Villarinho antecipou que esse adiamento de alguns dias pode ocorrer de duas formas. Uma delas é através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em que o Congresso define as novas datas a partir de proposições, entre outras, do TSE. A segunda alternativa ainda está em estudo, mas existe a possibilidade de que o TSE possa fazer alterações, mesmo sem o aval do Congresso, em função do decreto de calamidade pública. Independente disso, o desembargador ressaltou que a situação tem sido monitora constantemente. Além disso, pontuou o perfil específico deste pleito. “As eleições municipais têm uma característica muito específica. O eleitor conhece e convive com os candidatos. Gera um outro tipo de panorama psicológico, diferente da eleição geral. A eleição municipal é mais emoção”, comentou. 

Além da escolha do novo presidente, a sessão também marcou a escolha do vice-presidente e corregedor, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. O resultado veio por aclamação. A cerimônia de posse está prevista para o dia 22 de maio. O mandato vale para o biênio 2020/2021. 

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Política e Segurança
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Política e Segurança
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Política e Segurança
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.