Notícia

Entidades vão acionar justiça contra matriculas aos 5 anos no ensino fundamental do RS

Reunião redigiu carta contra o que classificam como prejudicial ao desenvolvimento escolar das crianças
Entidades vão acionar justiça contra matriculas aos 5 anos no ensino fundamental do RS

Uma mobilização que envolve 13 entidades de ensino e membros da sociedade civil divulgou carta, nesta quinta-feira, contra a resolução que permite matricular crianças de cinco anos de idade no Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. De acordo com o Conselho Estadual de Educação do Estado (CEED-RS), não houve diálogo sobre a medida que acabou sancionada no fim de 2019.

Por conta disso, o movimento se manifestou contra a Lei Estadual n° 15.433/2019 e afirmou que buscará "o melhor caminho jurídico para a suspensão dos efeitos da referida legislação". O documento ainda recomenda que mantenedoras e direções de escolas públicas e privadas mantenham a data de aniversário em 31 de março como limite para a matrícula dos alunos. Até 2019, a legislação determinava que apenas alunos com seis anos completos ou que atingem essa idade mínima até este dia podem ser matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. Agora, conforme o texto aprovado no Estado, crianças que irão completar seis anos no decorrer do ano letivo também poderão entrar.

Segundo o documento, a legislação "fere preceitos legais" e vai contra pesquisas e estudos teórico-pedagógicos sobre o desenvolvimento das crianças. Conforme as entidades de educação infantil, a idade mínima de matrícula serve para defender "o direito à infância, o direito de brincar e o direito de ser criança, evitando antecipação de etapas do processo de escolarização".

As entidades citam ainda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definida pelo governo federal, que mantém a idade de até seis anos incompletos "sem preocupação de escolarização". Conforme a carta, a lei aprovada no RS vai contra a forma "adequada à realidade do desenvolvimento humanos".

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.