Notícia

Estiagem: 8 municípios do RS decretam situação de emergência, segundo Defesa Civil

Outros 4 municípios relatam impactos provocados pela falta de chuva, mas sem decretos emitidos. Produtores falam em impactos nas plantações
Estiagem: 8 municípios do RS decretam situação de emergência, segundo Defesa Civil

Já são oito os municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de emergência em razão da estiagem desde o início de dezembro, segundo a Defesa Civil. O primeiro foi Tupanciretã, na Região Central, no dia 1º.

Além disso, outros quatro municípios (Santa MariaRedentoraPalmitinho e Agudo) relatam impactos provocados pela falta de chuva, mas sem decretos emitidos.

Paulo Giovane Pippi planta milho e soja, além de criar gado de leite em Júlio de Castilhos, na Região Central. O agricultor acredita que deve perder 90% do milho que plantou.

 
 

A prefeitura estima perdas de R$ 6 milhões. "Compromete a saúde financeira de uma forma geral, não só do município, em termos de arrecadação pública, mas do próprio comércio", afirma a secretária da Agricultura de Júlio de Castilhos, Ana Paula Lima Ferreira.

Nas lavouras de soja, a Emater estima que 48 mil hectares ainda não foram plantados por falta de chuva. Em pelo menos 5% das áreas, os agricultores tiveram que plantar o grão novamente, porque não houve germinação na primeira tentativa.

Em Agudo, mais de 150 famílias recebem água pelo caminhão-pipa. Já em São Gabriel, a Defesa Civil municipal calcula R$ 70 milhões em perdas com a soja e o milho.

Fonte(s): G1

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.