Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

Estiagem causa problemas nas lavouras de milho

Estiagem causa problemas nas lavouras de milho
Estiagem causa problemas nas lavouras de milho

Nesta reta final de dezembro, poucas nuvens têm aparecido na região Sul, e não há muita possibilidade de chuva, de acordo com a meteorologia. No noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná, a situação está bem complicada. O produtor Nelson Del Galo, de Cascavel (PR), por exemplo, relata que sua lavoura de milho está com as espigas pequenas e a produtividade deve cair até 40%.

 

A previsão do tempo indica que de 27 de dezembro a 27 de janeiro, o município deve registrar 174 milímetros de chuva, divididos em 22 dias chuvosos. “Na virada do ano, serão dois dias de mais ou menos 10 milímetros. A partir do dia 5 é que começa a aumentar gradativamente, mas com médias diárias abaixo de 20 milímetros”, diz a jornalista Queli Ávila. 

 

Nos municípios gaúchos de Não-Me-Toque e Condor, a estiagem também vem causando problemas em plantios de milho.

 

O último fim de semana do ano no Sul começa com muito sol e calor, com predomínio de tempo seco em Santa Catarina e Paraná, graças à presença de uma massa de ar seco, que dificulta a formação de chuva. As temperaturas ficam altas, e é preciso atenção aos índices de umidade relativa do ar.

 

No Rio Grande do Sul, segue a condição para pancadas isoladas que avançam por todo o estado. No extremo sul gaúcho, os volumes de chuva devem ser mais expressivos. As temperaturas seguem altas, principalmente no norte do estado e na região serrana, inclusive com chances para recordes de temperatura para o estado.

No Sudeste, novas instabilidades em altos níveis da atmosfera voltam a trazer trovoadas para o Espírito Santo. Nas demais áreas da região, segue a condição de sol e possíveis pancadas de chuva no fim do dia. No interior de São Paulo, o tempo segue firme e as temperaturas são elevadas.

Na região de Sealba – que compreende os estados de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia –, a colheita do milho que foi plantando entre abril e junho está avançando um pouco mais lentamente. Gleiton Medeiros, de Sergipe, conta que a colheita do milho está atrasada por conta da falta de maquinário na região. A previsão do tempo indica pancadas isoladas, que não vão atrapalhar as atividades no campo.

Na região Centro-Oeste, os volumes de chuva começam a reduzir e são esperadas mais oscilações entre dias com chuva e dias com tempo firme.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
AGU notifica Meta por medidas contra venda de produtos usados na falsificação de bebidas

Ministério da Saúde confirmou 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Aconteceu
Ramón Díaz e Emiliano destacam importância de Borré no Inter: ‘Acreditamos na qualidade de

Mesmo começando no banco contra o Botafogo, atacante colombiano é considerado peça fundamental pela comissão técnica colorada

Aconteceu
Bastidores da nova indignação tricolor vão do gramado às redes sociais

Manifestações dentro e fora de campo mobilizam o Grêmio para voltar à CBF e protestar contra arbitragem da derrota para o Bragantino pelo Ca

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.