Notícia

Febre aftosa: novas diretrizes de combate irão a consulta em outubro

Normas tratam do controle sobre produtos de origem animal e restrições à movimentação de rebanhos
Febre aftosa: novas diretrizes de combate irão a consulta em outubro

Novas diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) passarão por consulta pública a partir de outubro, informa o Ministério da Agricultura. Em nota, a pasta diz que o objetivo é atualizar a legislação às mudanças do Código de Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e adequá-las ao processo de retirada gradual da vacinação contra a doença no Brasil.

Entre as normas que entrarão em consulta pública, estão controle sobre os produtos de origem animal e as restrições à movimentação dos rebanhos entre as áreas livres com e sem vacinação.

Também deverão ser inseridos novos conceitos presentes no código da OIE, como a zona de contenção, que permite ao país, caso ocorra um foco da doença, isolar a área afetada mantendo a condição sanitária, a comercialização e a movimentação dos rebanhos no restante do país. A última revisão da legislação sobre febre aftosa ocorreu em 2007.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.