Notícia

Filme 'Eduardo & Mônica' é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

Música lançada pela banda Legião Urbana em 1986 é o mote do verossímil roteiro filmado sob direção de René Sampaio.
Filme 'Eduardo & Mônica' é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

Uma das atrações da programação da edição de 2021 do Festival do Rio, onde será exibido em sessão especial na noite desta sexta-feira, 17 de dezembro, o filme Eduardo & Mônica faz jus à canção composta por Renato Russo (1960 – 1996).

Lançada há 35 anos pela Legião Urbana no segundo álbum da banda brasiliense, Dois (1986), a canção escrita por Russo (1960 – 1996) narra a improvável história de amor entre Eduardo – protótipo do cara certinho e careta, encarnado no filme por Gabriel Leone – e Mônica, modelo da mulher mais moderna e liberta, personagem de Alice Braga.

Com letra construída com versos imagéticos que já sugerem narrativa cinematográfica ambientada em Brasília (DF), a canção Eduardo e Mônica sobressaiu no repertório lapidar do álbum Dois e se tornou um dos hits radiofônicos do disco. Gravada em clima pop folk, a canção embute ternura que foi transposta para a tela sob a direção de René Sampaio.

 
 

O roteiro de Matheus Souza – finalizado por Matheus com Claudia Souto, Jessica Candal e Michelle Franz – parte da informações dadas por Russo ao perfilar o casal para criar enredo próprio onde entram em cena personagens como o avô de Eduardo (Bira, o militar interpretado por Otávio Augusto) e a mãe de Mônica (a médica Lara, personagem de Juliana Carneiro da Cunha), além de questões políticas que ainda reverberam no Brasil de 2021.

O resultado é narrativa verossímil, situada em 1986 – ano do lançamento da música Eduardo e Mônica pela Legião Urbana – e desenvolvida em tempo próprio, sem a agilidade artificial dos tempos modernos, o que torna crível no filme o envolvimento de Eduardo com Mônica.

 

Filme que prima pela delicadeza, com fidelidade ao espírito da canção amorosa de Renato RussoEduardo & Mônica é o segundo título de trilogia inspirada por músicas da banda Legião Urbana e produzida por Bianca de Felippes.

O primeiro filme, Faroeste caboclo, foi baseado na homônima música apresentada em 1987 pela Legião Urbana. dirigido pelo mesmo René Sampaio de Eduardo & Mônica e estreou em 2013. A música que dará origem ao terceiro filme tem o título ainda mantido em sigilo.

Quem um dia irá dizer que não existe razão afim entre canções e filmes feitos com o coração?

Fonte(s): G1

Comentários

Últimas notícias

Músicas e Filmes
Surto de Covid-19 no RS é sazonal, e Secretaria da Saúde alerta para medidas de prevenção

Vírus tem período de maior circulação, e não deve haver aumento expressivo de casos nas próximas semanas

Músicas e Filmes
Ramón Díaz ainda busca uma solução para o Inter

Técnico promoveu mudanças na escalação e no esquema, mas precisa evoluir mais para tentar vencer o Corinthians, amanhã

Músicas e Filmes
Marcelo Marques faz três pedidos antes de entregar a gestão da Arena para o Grêmio

Tricolor vai administrar o estádio dois meses antes do previsto