Agora

Milton Vieira

09:30 - 12:00

Notícia

Fim da tabela de fretes pode ficar para 2019, diz Aprosoja

Fabrício Rosa, diretor-executivo da entidade, comemorou liberação do uso do glifosato e comentou medida para tentar reaver recursos pagos
Fim da tabela de fretes pode ficar para 2019, diz Aprosoja

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Fabrício Rosa, afirmou que a esperança do setor para solucionar a questão do tabelamento do frete é a sensibilidade do próximo governo que assumirá o comando do país em 2019.

 

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, ele reforçou que, até lá, a entidade vai continuar a luta na Justiça pela inconstitucionalidade da a tabela de preços mínimos. Rosa também destacou que a associação mantém postura contrária a qualquer tabela e não negocia sua formulação.

 

Segundo o dirigente, o tabelamento aumentou em 30% o preço do transporte de grãos e em 50% o de fertilizantes. Agora, com reajuste publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última semana, o preço pode aumentar mais 7%. “O prejuízo está na casa de dezenas de bilhões e no final das contas quem paga a conta é o produtor”, avaliou.

 

Fabrício Rosa afirmou que a esperança do setor para resolver essa questão é que o próximo presidente da República tenha sensibilidade. Em sua opinião, até janeiro o impacto do tabelamento será ainda maior no setor e para toda a sociedade , o que pode motivar uma reversão na situação.

Glifosato

Na última semana, o presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Kássio Marques, suspendeu a proibição do uso do glifosato no país. Para Fabrício Rosa, a medida foi um alívio para todo o setor produtivo e é resultado de trabalho bem feito pelo Ministério da Agricultura e Advocacia-Geral da União.

Rosa afirmou que é necessário esclarecer a sociedade para desmistificar inverdades sobre o uso de defensivos agrícolas e, assim, evitar decisões que ele chamou de ideológicas, contaminadas e tomadas de emoção. “Temos que permanecer alertas e vigilantes. Sem glifosato, teríamos uma perda de 30% de produtividade. O Brasil teria que importar comida!”, apontou.

 

Funrural

A Câmara dos Deputados aprovou uma emenda que estende o prazo de adesão ao Refis do Funrural até 31 de dezembro. Falta a aprovação do Senado e a sanção do presidente Michel Temer. Ainda assim, esta é a boa notícia para o setor, segundo Fabrício Rosa.

Ele ressaltou que a Aprosoja Brasil busca reverter algumas cobranças que considera indevidas, mas que a decisão sobre aderir ou não ao programa de refinanciamento cabe a cada agricultor.

Uma das tentativas da associação é reverter a cobrança de contribuição previdenciária sobre a soja que foi exportada. Segundo Rosa, a Receita Federal impôs essa arrecadação apesar de a lei isentar de impostos os produtos destinados à exportação.

 

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.