Notícia

Fuja de golpes no WhatsApp! Saiba os sinais de uma mensagem falsa

O aplicativo de mensagens pode ser prático e muito útil no dia a dia, mas pode ser usado para o mal
Fuja de golpes no WhatsApp! Saiba os sinais de uma mensagem falsa

Muitos golpes circulam pelos grupos e conversas do WhatsApp. Por falta de conhecimento algumas pessoas compartilham links e mensagens falsas na tentativa de ganhar prêmio ou de repassar uma informação supostamente importante. Conheça os principais indícios de que uma mensagem é falsa. Confira algumas dicas que são valiosas para descobrir se de fato é um golpe.

Em geral, os golpistas usam como isca para atrair novas vítimas "propostas imperdíveis" que são liberadas quando um determinado link é clicado. Quando uma mensagem conter um pedido para que você acesse uma página, desconfie e não abra!

A língua portuguesa não é das mais fáceis e esse pode ser o ponto que franco de uma tentativa de golpe. Se a mensagem não parecer convincente, procure por erros ortográficos ou gramaticais.

A intenção de quem aplica golpes pelo WhatsApp é atingir o maior número de vítimas possível. Por isso, pode ser solicitado que uma mensagem seja compartilhada com várias pessoas para conseguir ganhar um prêmio ou acessar uma promoção.

Cuidado com os pedidos de informações pessoais. Não preencha cadastros ou envie o número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha, por exemplo.

Brindes, promoções e vantagens excessivas são um bom indício de que algo está errado. Também não acredite em imagens em que outros usuários confirma terem ganhado uma bonificação.

A mensagem pode conter ameaças de suspensão de serviço ou de multa caso um link não seja aberto ou uma informação não seja compartilhada. Não fique desesperado e tente verificar antes de tomar uma atitude.

Fonte(s): R7

Comentários

Últimas notícias

Ciência, Tecnologia e Saúde
Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor

Documento dará descontos em hotéis e cartões de crédito

Ciência, Tecnologia e Saúde
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos

Ciência, Tecnologia e Saúde
Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença