Agora

Autoprogramação

14:00 - 17:00

Notícia

Funcionários dos Correios iniciam greve no Rio Grande do Sul

Cerca de 80% dos trabalhadores em distribuição paralisaram atividades, diz Sindicato
Funcionários dos Correios iniciam greve no Rio Grande do Sul

Funcionários dos Correios iniciaram greve por reposição salarial em todo o Brasil a partir da noite dessa terça-feira. Os trabalhadores da estatal protestam contra a retirada da direção dos Correios das rodadas de negociação na Justiça do Trabalho e pelo indicativo do governo federal para a possibilidade de privatização da empresa. A greve foi decretada por tempo indeterminado. 

No Rio Grande do Sul, segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, a adesão é de 80% no setor de distribuição e entregas. Já nos atendimentos realizados nas agências ainda não há um balanço, conforme o secretário geral da entidade, Alexandre dos Santos Nunes. "Estamos em greve porque a direção simplesmente se retirou da negociação, algo inédito. Somos uma das estatais com mais baixos salários e o maior trabalho braçal. Não negociar com os trabalhadores vai ao encontro do que o governo pretende, que é a privatização. Achamos que isso não é justo", sustenta. 

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) diz que "a direção dos Correios e o governo querem reduzir radicalmente salários e benefícios para diminuir custos e privatizar os Correios". A oferta de reposição salarial foi de 0,8%, bem abaixo da inflação de 3,79% do período, redução em vale-alimentação e adicional noturno, além de aumento do percentual de compatilhamento no plano de saúde

Em Porto Alegre, um ato será realizado no final da manhã desta quarta-feira junto à sede central da empresa, no Centro Histórico. A assessoria de imprensa dos Correios informou que ainda não tem um balanço do impacto nas entregas e atendimentos em agências. 

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.