Agora

Jota Batista

05:00 - 07:00

Notícia

Geolocalização indica queda de distanciamento social após a Páscoa no RS

Geolocalização indica queda de distanciamento social após a Páscoa no RS
Geolocalização indica queda de distanciamento social após a Páscoa no RS

O governador Eduardo Leite apresentou, nesta terça-feira, o uso da ferramenta de geolocalização para combate ao coronavírus. A ferramenta tem como objetivo monitorar aglomerações durante a pandemia. 

No Estado, observou-se, depois da implementação das políticas de restrições de atividades, uma adesão de 50% dos gaúchos monitorados ao distanciamento social. O pico, de 70% de adesão, foi registrado no primeiro fim de semana da recomendação, entre os dias 20 e 22 de março. Logo após a Páscoa, o índice caiu para 46,9%.

 

Amparada pela Lei Geral de Proteção de Dados e obtida por meio dos aparelhos celulares dos usuários, a ferramenta não será utilizada para monitorar informações pessoais contidas nos aparelhos. "A geolocalização identifica o perímetro onde o celular permanece à noite e compara, durante o dia, com a movimentação do aparelho, se permanece naquele perímetro ou muda de lugar", explicou o governador. 

O Estado não prevê punição aos usuários que não estiveram isolados, já não há qualquer informação individual, como nome do dono do celular ou CPF. As medidas visam somente entender onde e por qual motivo há aglomerações.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2