Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

Governo divide RS em 20 regiões e coloca Lajeado e Passo Fundo em alerta

Proposta de distanciamento social controlado será anunciada nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite
Governo divide RS em 20 regiões e coloca Lajeado e Passo Fundo em alerta

O modelo de distanciamento social controlado que será anunciado nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite deverá indicar que duas regiões do Estado já começam esta nova fase de enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul com bandeira vermelha.

No novo formato de trabalho, o Estado foi dividido em 20 regiões distintas, onde as regras de distanciamento social serão aplicadas de maneira independente a partir da classificação de cada área. Entre os critérios a serem avaliados estão aspectos como leitos de UTIs e número de contaminados.

As regiões de Passo Fundo e Lajeado já estão classificadas com bandeira vermelha. Os municípios são, respectivamente, as cidades com o segundo e o terceiro maior número de diagnósticos positivos para a Covid-19 no RS. Segundo o governo, essas áreas precisam de maior atenção para evitar que a doença se propague e a capacidade de atendimento acabe se esgotando.

Somente nesta quarta-feira, Lajeado reportou mais 21 casos da doença e Passo Fundo outros cinco. Até agora, são 11 mortes em Passo Fundo e quatro em Lajeado.

O esquema de bandeiras a ser apresentado nesta quinta-feira também deve sofrer uma alteração do que foi inicialmente planejado. A verde não será mais utilizada. Serão abordadas as cores amarelo, laranja, vermelho e preta. A divulgação sobre qual bandeira passa a ser adotada por cada região será semanal, aos sábados, mas a captação dos dados sobre a situação de cada local será diária.

Outras nove regiões já iniciam o novo modelo na bandeira laranja, são elas Santa Maria, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeiras da Missões, Erechim, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

A apresentação está marcada para as 14h desta quinta-feira, quando Leite deverá detalhar o modelo do novo decreto a ser assinado. Já o distanciamento controlado será anunciado oficialmente em 5 de maio. Até o dia 2, entidades poderão apresentar contribuições.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Política e Segurança
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Política e Segurança
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Política e Segurança
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.