Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Governo do RS recebe sete pedidos de reconsideração de bandeiras

Governo do RS recebe sete pedidos de reconsideração de bandeiras
Governo do RS recebe sete pedidos de reconsideração de bandeiras

O mapa preliminar da 17ª rodada do Distanciamento Controlado recebeu, nas últimas 36 horas, sete pedidos de reconsideração de municípios e de associações regionais. Não houve recursos de recuo da bandeira laranja (risco médio) para a amarela (risco baixo) – todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho (risco alto) que pedem a permanência na cor laranja. Esse é o menor número de pedidos de reconsideração desde que a possibilidade foi criada, há 10 semanas.

Divulgado na sexta-feira, o levantamento aponta 10 regiões em bandeira vermelha e onze em laranja. Aquelas com alto risco de contágio por coronavírus são Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo.

 

No domingo passado (23/8), foram 10 pedidos. No domingo anterior (16/8), o mapa preliminar recebeu 28 recursos. Em 9/8, foram 25. No dia 26/7, foram 49 pedidos de reconsideração. Na 11ª rodada, 59 recursos; na 10ª rodada, 63 pedidos; na nona, 37; na oitava houve o maior número até agora: 67; e na sétima rodada, primeira vez que o governo abriu a instância recursal, foram 30.

O mapa preliminar da 17ª rodada traz 240 municípios (do total de 497) em bandeira vermelha, somando 6,1 milhões de pessoas (54,1% da população) sob risco epidemiológico alto. Dos 240 municípios, 113 (562.251 habitantes, 5% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, sem necessidade de recurso, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

Cogestão

Em 11 de agosto, o Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado para regiões Covid e seus respectivos municípios que quiserem estabelecer protocolos regionais mais brandos. Até o momento, são 12 regiões com pedidos de cogestão habilitados: Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Capão da Canoa, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Caxias do Sul.

 

Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira e, à tarde, o mapa definitivo, que entra em vigor a partir de primeiro de setembro, será divulgado.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Política e Segurança
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Política e Segurança
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Política e Segurança
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.