Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Governo federal promete entregar 600 mil títulos de terra até 2022

Segundo o secretário de assuntos fundiários Nabhan Garcia, essa é uma das prioridades do presidente Jair Bolsonaro até o fim do mandato
Governo federal promete entregar 600 mil títulos de terra até 2022

Durante uma visita a dois municípios produtores de soja em Mato Grosso na última sexta-feira, 18, o governo federal prometeu regularizar e entregar mais de 500 mil títulos de terra para a agricultura familiar até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro. No município de Ubiratã, Bolsonaro participou da entrega de 1690 títulos de terra a agricultores familiares, ao lado de autoridades e do secretário de assuntos fundiários Nabhan Garcia.

 

“Esses agricultores que foram contemplados poderão chegar ao banco e apresentar com muito orgulho, um título de propriedade e vão ser chamados de proprietários rurais e não mais serão denominados como acampados ou de assentados. Até o final do governo do presidente Bolsonaro, vamos entregar 600 mil títulos de propriedades”, afirmou Garcia.

Entre os produtores que podem ser beneficiados com a medida do governo está Armando Scanagatta, que vive no assentamento Itanhangá, onde moram mais de 1.100 famílias. “Estamos esperando há muito tempo a regularização das terras. O nosso assentamento é o maior da América Latina, mas estamos trabalhando ali, sem documento nenhum. Não conseguimos recursos com bancos e temos que trabalhar com a pouca economia que nós temos. A situação é difícil, pois não conseguimos nenhum financiamento, então tem que trabalhar com o resto que sobra”, diz.

A regularização de terras é uma demanda antiga dos produtores do Mato Grosso. Segundo Ivanildo Teixeira Thomaz, representante Incra regional, apenas 20% dos mais de 400 assentamentos do estado, possuem títulos regularizados. “Hoje temos cerca de 10 mil títulos entregues em todo esse tempo em que o Incra está atuando, o que é um número baixo. Existem alguns entraves, como a questão do georreferenciamento que estamos resolvendo. Seguindo as normativas vamos trabalhar para aumentar a entrega de título pouco a pouco”, afirma Thomaz.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.