Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

Gripe aviária: Argentina mantém alerta preventivo

Detecção e atenção precoces são a fórmula para que a doença não atinja o país, diz autoridade sanitária argentina
Gripe aviária: Argentina mantém alerta preventivo

A Argentina deve manter o estado de alerta sanitário preventivo contra a entrada da gripe aviária no país, medida decretada em dezembro do ano passado por meio da resolução 803/2022.

“A detecção e a atenção precoces são a fórmula para que a gripe aviária não atinja o país”, disse o vice-presidente do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar do país (Senasa), Rodolfo Acerbi.

“Se formos diligentes e atentos com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), com os Parques Nacionais, com os caçadores, com os que visitam lagoas e riachos, com certeza poderemos agir rapidamente e evitar que a área comercial sofra desta doença e manter o estado de saúde alcançado em anos de trabalho conjunto para continuar exportando para o mundo.”

Segundo o comunicado, a doença nunca chegou à Argentina.

Casos de gripe aviária nas Américas

Desde 2021, foram encontrados casos de gripe aviária em aves selvagens e comerciais no Canadá, nos Estados Unidos e no México, possivelmente por meio de rotas de aves migratórias.

Com a dispersão pela rota migratória primaveril de aves silvestres do Pacífico, a partir de outubro de 2022, a doença avançou para os países da América do Sul e foi detectada na Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Chile.

Diante desse cenário, o Senasa disse ter aumentado os esforços de vigilância no país, reforçando também o pedido de notificação sobre qualquer aparecimento de aves silvestres mortas ou qualquer animal com sintomas compatíveis.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Aconteceu
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Aconteceu
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Aconteceu
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores