Notícia

Horário de verão termina neste domingo em 10 Estados e no DF

Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deverão atrasar o relógio em uma hora
Horário de verão termina neste domingo em 10 Estados e no DF

Os moradores dos dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios em uma hora a partir da meia-noite deste domingo (17), quando termina o horário de verão após 104 dias.

 A duração do horário diferenciado para os moradores dos dez Estados e do Distrito Federal teve duração 14 dias menor do que a estabelecida entre 2017 e 2018.

A mudança ocorreu devido a uma solicitação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que argumentava contra um prejuízo da mudança no dia do segundo turno das eleições de 2018.

 

As regiões Norte e Nordeste não adotam o horário diferenciado por estarem localizadas mais próximas à Linha do Equador, onde existe uma diferença maior na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

 

Criada em 1931, a medida que visava economizar energia pode estar com os dias contados. De acordo com estudos desenvolvidos pelo Ministério de Minas e Energia e pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a economia de energia durante o horário de verão não é mais significativa.

A análise leva em conta a mudança do padrão de consumo da população, que passou a gastar mais energia entre 14h e 15h devido ao elevado uso do ar-condicionado. Anteriormente, o pico de consumo era registrado das 17h às 20h, quando os brasileiros costumavam a utilizar o chuveiro elétrico ao retornar para casa.

Agora, caberá ao presidente Jair Bolsonaro definir se o horário de verão continuará em vigor nos próximos anos.

Fonte(s): R7

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.