Notícia

Institutos desistem de divulgar pesquisas eleitorais

Datafolha e Ibope deixaram de homologar resultados com impasse sobre candidatura de Lula
Institutos desistem de divulgar pesquisas eleitorais

Os dois principais institutos de pesquisa do Brasil, o Ibope e o Datafolha, tomaram decisões semelhantes, nesta terça-feira, diante do impasse que envolve a candidatura do ex-presidente Lula, barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ainda sem substituto na chapa petista na disputa ao Planalto. Com dúvidas sobre o assunto, o Ibope desistiu de divulgar os dados de uma pesquisa já feita e o Datafolha disse que irá novamente a campo para verificar a intenção de voto dos eleitores brasileiros.

 

Em nota, o Datafolha informou que havia cancelado o registro de pesquisa que seria realizada de 4 a 6 de setembro. O registro da pesquisa para presidente foi feito na sexta-feira, antes do término da votação do TSE que vetou a candidatura de Lula, ainda na madrugada de sábado, dia 1º. “Como o questionário contemplava cenário com o nome do candidato impedido, o instituto decidiu não aplicá-lo.” O Datafolha registrou nova pesquisa, que será realizada e divulgada na segunda-feira, dia 10.

 

O Ibope, por sua vez, havia feito entrevistas entre os dias 1º e 3 de setembro. O instituto explicou que havia registrado no TSE, dia 29 de agosto, pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nos candidatos à Presidência. A pesquisa foi feita com dois cenários: com Lula e sem ele, mas com Fernando Haddad.

 

Com a decisão do TSE de excluir Lula, o Ibope não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo, tendo Haddad como candidato. Diante disso, o instituto pediu o aval do TSE para divulgação do resultado da pesquisa, mas não havia recebido ainda orientação, decidindo então não liberar os resultados.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

11 Mar
Política e Segurança
MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico

Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês

11 Mar
Política e Segurança
Fazenda lança plataforma para saque de antigo Fundo PIS/Pasep

Há cerca de R$ 26 bilhões esquecidos pelos trabalhadores

11 Mar
Política e Segurança
Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

Consumidores estão buscando crédito em condições melhores

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.