Agora

Autoprogramação

20:00 - 22:00

Notícia

Lava Jato defende atuação de Dallagnol às vésperas de julgamento do CNMP

Lava Jato defende atuação de Dallagnol às vésperas de julgamento do CNMP
Lava Jato defende atuação de Dallagnol às vésperas de julgamento do CNMP

O grupo de procuradores da Operação Lava Jato em Curitiba (PR) emitiu uma nota neste domingo para defender a atuação de Deltan Dallagnol e afirmar que as manifestações do ex-coordenador da força-tarefa sempre ocorreram "em defesa da causa anticorrupção e da sociedade". A manifestação surge em resposta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que derrubou a decisão do Ministro Celso de Mello, relator das ações da Lava Jato na Corte, e determinou que o caso apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) contra Dallagnol seja julgado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Na ação em questão, o parlamentar pede para que o ex-coordenador da força-tarefa da operação seja punido por manifestações realizadas em redes sociais. Os procuradores ainda avaliam que "diversas falhas" foram evidenciadas na tramitação das acusações contra Dallagnol. Para o grupo, a decisão de Gilmar veda a liberdade de expressão.

"Os riscos que a tramitação da reclamação representaria aos princípios do devido processo legal, de vedação de dupla punição e de violação da liberdade de expressão, reconhecidos pelo Ministro Celso de Mello, não foram enfrentados pelo Ministro Gilmar Mendes", afirma a nota.
 
No documento, os procuradores ainda convocam todos os membros do Ministério Público para assistir à sessão de julgamento do caso. "Nesse julgamento veremos se o CNMP reconhecerá a força dos argumentos colocados pelo decano do STF, Ministro Celso de Mello", destaca a força-tarefa. “Independentemente do resultado da sessão do CNMP na próxima terça-feira, seguimos acreditando que todos os membros do MP jamais desanimarão da virtude ou terão vergonha da honestidade”, completam os procuradores.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Política e Segurança
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Política e Segurança
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Política e Segurança
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.