Notícia

Menos arroz no mercado: Rio Grande do Sul colhe safra 14,5% menor

Para presidente do Irga, Guinter Frantz, o setor espera que pelo menos os preços subam com isso, melhorando assim a rentabilidade
Menos arroz no mercado: Rio Grande do Sul colhe safra 14,5% menor

O Rio Grande do Sul concluiu nesta semana a colheita de arroz no Estado, informou em nota a Secretaria de Agricultura gaúcha. Na safra 2018/2019 foram colhidos 7,2 milhões de toneladas, de 964 mil hectares, com produtividade média de 7.508 quilos por hectare.

Conforme dados tabulados pela Seção de Política Setorial do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), em relação à safra passada houve redução na área colhida de 10,5%, assim como na produção, com 14,5% menos no atual ciclo. Já a produtividade foi 5,5% menor.

Para o presidente do Irga, Guinter Frantz, uma menor área semeada, as intempéries e a contração no uso de tecnologias em decorrência da falta de recursos são os principais fatores que ocasionaram uma diminuição significativa na produção total de arroz no Estado.

“Esperamos que essa queda possa fazer pressão de alta no mercado. Mas ao mesmo tempo o orizicultor fica com menos produto em função do seu passivo e das trocas feitas com as indústrias”, disse.

“Isso sim traz um prejuízo maior que a própria frustração da safra. Desapontamento esse provocado pelas condições climáticas desfavoráveis e por menos tecnologia utilizada pela maioria dos produtores devido à falta de recursos financeiros”, acrescenta.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso

Farmácias de manipulação poderão vender produtos à base da planta

Aconteceu
Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso

Entre 2006 e 2024, obesidade dobrou, atingindo 25,7% dos brasileiros

Aconteceu
Sisu 2026: lista de aprovados na chamada regular está disponível

Procedimentos de matrícula poderão ser iniciados em 2 de fevereiro

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.