Agora

Ivanor Barros

07:00 - 09:00

Notícia

Milho: inverno tem grande contribuição na safra recorde deste ano

A Conab estima que, para a safra do milho inverno, teremos uma área de 12,3 milhões de hectares produzindo, 70,6 milhões de t
Milho: inverno tem grande contribuição na safra recorde deste ano

Olá, amigo produtor!

Há alguns meses, eu disse que o milho inverno já não é “safrinha” há muito tempo. Agora, as estimativas da colheita da safra 2018/2019, feitas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comprovam isso.

Neste ano, a área de milho segunda safra foi bastante estimulada pela antecipação da colheita da soja e pela possibilidade do aproveitamento integral da janela climática, criando a expectativa de bons rendimentos na lavoura. A Conab estima que, para a safra do milho inverno, teremos uma área de 12,3 milhões de hectaresproduzindo, aproximadamente, 70,6 milhões de toneladas (t).

Somado à produção estimada de milho da primeira safra (verão), de 26,3 milhões de t, chegaremos a 97 milhões de t de milho. Isso quer dizer que a safra de inverno contribuiu com cerca de 72% da produção do grão.

Colheita nas regiões produtoras – Centro-Oeste

  • Em Mato Grosso, principal produtor nacional, o plantio foi realizado na janela climática ideal e isso, aliado ao maior emprego de tecnologia, deverá impulsionar a produtividade média regional. A expectativa gira em torno dos 4,4 toneladas por hectare (ha).
  • Em Mato Grosso do Sul, porém, no final de maio, houve um veranico. Muitas propriedades relataram um período com mais de 30 dias sem chuvas durante a fase de enchimento de grãos. A produtividade média esperada é de 5,5 toneladas por hectare.
  • Em Goiás, as chuvas em maio foram reduzidas, sendo suficientes apenas para manter a umidade no solo. Os rendimentos médios esperados para a região sul do estado, porém, chegam a 7,2 t/ha.

Colheita nas regiões produtoras – Nordeste

  • No Tocantins, a colheita já teve início em algumas regiões. No estado, os produtores estão conseguindo colher mais de 6,6 t/ha nas primeiras áreas semeadas, o que demonstra o potencial da lavoura no local.
  • No Maranhão, as lavouras de milho foram favorecidas principalmente pelas condições climáticas. A colheita, que deve acontecer em julho, poderá apresentar uma produtividade média superior a 5,7 t/ha.
  • No Piauí, o clima também ajudou e houve aumento de área plantada. A expectativa é de que a colheita comece no mesmo período em que se dará a do estado vizinho, o Maranhão.

Colheita nas regiões produtoras – Sul

  • Na região Sul, a área plantada concentra-se no Paraná. Nesta safra, o desenrolar das operações apresentou quebra no ritmo, uma vez que a colheita iniciada em maio sofreu diversos atrasos devido ao excesso de chuvas e em determinadas regiões. Apesar disso, há a expectativa de que a produtividade seja superior à da safra passada.

Os relatos de campo, de acordo com levantamento realizado pela AgRural, revelam que, até o dia 20 de junho, 19% da área de milho safrinha de todo o país já tinha sido colhida.

E na sua propriedade, amigo produtor, como foi ou está sendo a colheita do milho? Mande seus comentários e informações sobre a safra.

Até logo!

 

Por: Chico do Boas

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.