Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Movimentação de itens agropecuários cresce 30% nos portos brasileiros

Em janeiro, o escoamento de produtos agrícolas ultrapassou a marca de 16 milhões de toneladas, com destaque para soja, milho e açúcar
Movimentação de itens agropecuários cresce 30% nos portos brasileiros

A movimentação de produtos agropecuários nos portos brasileiros cresceu 30% em janeiro. Ao todo, foram 16,490 milhões de toneladas de cargas, cerca de 4 milhões a mais que em janeiro do ano passado. Os números são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A soja responde por 22% do total, com 3 milhões e meio de toneladas (3,494 mi) movimentadas no primeiro mês deste ano. Os quatro principais portos para cargas agro são Santos, Paranaguá, Rio Grande e Itaqui. O porto de Santos (SP), respondeu por 21% do volume total. A maior parte dos produtos embarcados foram milho, açúcar e resíduos da extração de óleo de soja. (3,508 mi toneladas).

Em segundo no ranking, o porto de Paranaguá (PR), participou com 14,3%, um volume de 2,353 milhões de toneladas, especialmente cereais, sementes e frutos oleaginosos, adubos e fertilizantes. O resultado é mais de 30% superior a janeiro de 2021.

Já em fevereiro deste ano, mais de 5 milhões de toneladas de produtos agropecuários passaram pelo terminal do Paraná. 70% foram soja, milho e cereais exportados. De acordo com a direção de operações do porto, o segmento puxou a alta das exportações e a quebra da safra  não afetou a movimentação portuária.

Dois mil caminhões passam por dia no pátio de triagem em Paranaguá. O que vem pelo modal ferroviário diariamente é o equivalente a um navio.

“Paranaguá começou a carregar navio atrás de navio e não paramos mais. Eles foram obrigados a cumprir esses contratos e nós estamos carregando quase como se fosse plena safra, e estamos embarcando embarcando bem. Carregando soja e esperando o milho para abril”, diz Luiz Teixeira Júnior, diretor de operações da Portos do Paraná.

Os números divulgados pela Antaq chamam atenção para os adubos e fertilizantes. Em janeiro, a chegada desses produtos pelos portos do Paraná cresceu 24%.

“Nós chegamos a ter uma fila com 40 navios de fertilizantes. Isso fez com que Paranaguá descarregasse mais de 1 milhão e 200 mil toneladas no mês de fevereiro. Houve um aquecimento bem grande. A nossa retaguarda que tem capacidade para 3 milhões de toneladas está lotada. Então agora a gente depende dos caminhões com o frete de retorno que vem pra soja, dos caminhões levarem o fertilizante para continuarmos descarregando com o mesmo ritmo”, complementa Teixeira Júnior.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
AGU notifica Meta por medidas contra venda de produtos usados na falsificação de bebidas

Ministério da Saúde confirmou 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Aconteceu
Ramón Díaz e Emiliano destacam importância de Borré no Inter: ‘Acreditamos na qualidade de

Mesmo começando no banco contra o Botafogo, atacante colombiano é considerado peça fundamental pela comissão técnica colorada

Aconteceu
Bastidores da nova indignação tricolor vão do gramado às redes sociais

Manifestações dentro e fora de campo mobilizam o Grêmio para voltar à CBF e protestar contra arbitragem da derrota para o Bragantino pelo Ca

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.