Notícia

PL de recuperação judicial para produtor pessoa física deve ser votado

O Ministério da Economia fez recomendações para o texto, visando garantir o bom funcionamento do mecanismo e evitar que o crédito rural
PL de recuperação judicial para produtor pessoa física deve ser votado

A recuperação judicial de produtor rural pessoa física voltou a ser discutida nesta semana, em Brasília. O projeto de lei que trata do assunto deve ser votado em regime de urgência pelo plenário da Câmara nos próximos dias, o que dispensa a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

O Ministério da Economia entregou na sexta-feira, 6, ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e relator do PL, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), análises e sugestões sobre o texto.

 

Para evitar aumento nas taxas de juros — temido pelo setor produtivo —, a proposta é que produtores definam em contrato com a instituição financeira quais bens são essenciais para a atividade e quais não. “Se as garantias são fáceis de serem apuradas, o risco do crédito é muito menor e, portanto, o juro é muito mais baixo. Em vez de se definir por lei o que é essencial ou não, deixa-se para o negociador definir”, afirma Alceu Moreira.

O Ministério da Economia também solicitou que fosse definido o conceito de insolvência, para evitar recuperações fraudulentas, e fez um pedido polêmico: que produtores que tenham empréstimos feitos com recursos públicos estejam impedidos de pedir recuperação judicial. “Não é justo com quem não fará recuperação judicial”, concorda o presidente da FPA.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Política e Segurança
Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor

Documento dará descontos em hotéis e cartões de crédito

Política e Segurança
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos

Política e Segurança
Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.