Agora

Autoprogramação

12:00 - 13:00

Notícia

Preço do leite pago ao produtor subiu 6,3% em 2019, aponta Cepea

O ano foi marcado pela sustentação das cotações por causa da oferta limitada e do aumento da competição entre os laticínios
Preço do leite pago ao produtor subiu 6,3% em 2019, aponta Cepea

O preço do leite pago ao produtor em dezembro, referente ao volume captado em novembro, foi de R$ 1,35 por litro na média brasil, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Isso representa alta de 0,3% em relação a novembro e de 6,3% em comparação com dezembro de 2018.

 

De acordo com a entidade, a produção não cresceu como esperado, com o índice de captação leiteira apresentando alta de apenas 2,25% de outubro para novembro. Este ano foi atípico para o setor de lácteos, sendo marcado pela sustentação dos preços em decorrência da oferta limitada e do aumento da competição entre os laticínios para assegurar mercado.

 
Entre julho e agosto, pico de entressafra, houve queda nos valores, devido ao baixo consumo e às margens espremidas da indústria. No último trimestre, início da safra, o atraso das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste limitou a recuperação da produção e as cotações ficaram estáveis.

O Cepea projeta que o aumento dos preços dos grãos neste fim de ano pode diminuir o potencial de crescimento da atividade nos próximos meses.

 

As cotações atrativas no mercado de gado de corte têm incentivado o abate de vacas. A elevação nos preços de bezerros para reposição no mercado de corte também pode incentivar a criação desses animais em fazendas leiteiras, o que significa destinar parte da produção de leite para a alimentação desses animais.

 
 
 
 

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Ciência, Tecnologia e Saúde
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Ciência, Tecnologia e Saúde
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Ciência, Tecnologia e Saúde
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.