Agora

Jota Batista

05:00 - 07:00

Notícia

Preço dos combustíveis pode subir até 17% no curto prazo

Segundo análise da Ativa Investimentos, existe uma pressão cada vez maior no câmbio e nos valores do barril do petróleo
Preço dos combustíveis pode subir até 17% no curto prazo

Os preços dos combustíveis da Petrobras podem ter uma nova alta de até 17% no curto prazo, disse Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, após a estatal anunciar um aumento de 7,05% na gasolina e de 9,15% no diesel nesta segunda, 25.

“Mesmo após a elevação ser efetivada, motivados pela pressão cada vez maior exercidas pelo câmbio e pelo barril de petróleo, estimamos que ainda exista espaço potencial de nova elevação de até 17% por parte da Petrobras no curto prazo. Contudo, vale comentar que na semana passada, no auge da crise política que deteriorou ainda mais o câmbio, a defasagem chegou a se aproximar dos 30%”, disse Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

O economista também explica que, em relação ao impacto no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o reajuste na refinaria afetaria as bombas apenas na segunda quinzena de novembro, com impacto proporcional no IPCA de novembro e integral a partir de dezembro.

“Estimamos que os impactos serão de 7 bps em novembro e 8 bps em dezembro, mas como já contávamos com a elevação da Petrobras, nós antecipamos e já havíamos incorporado um reajuste pouco maior do que esse para os próximos IPCA na nossa curva anual”, finalizou Étore Sanchez.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2