O técnico Renato já prometeu uma reação do Grêmio na tabela do Campeonato Brasileiro. Mas para sair da zona de rebaixamento, chegar a sua 100.ª vitória pelo clube e começar a aspirar maiores pretensões na competição, sua equipe vai precisar superar, neste sábado, pela sétima rodada, o entusiasmado Bahia, às 19h, no estádio de Pituaçu.
Embora venha de uma classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, conseguida com boa vitória de 3 a 0 sobre o Juventude na última quarta-feira, o Tricolor ainda tem um longo caminho visando a recuperação no Brasileirão. São apenas cinco pontos conquistados, embora o time venha de triunfo, a primeira no torneio, diante do Atlético-MG, por 1 a 0, em Porto Alegre.
E uma questão que vai dificultar ainda mais a vida do treinador são os desfalques. Renato não poderá contar com o volante Matheus Henrique e o atacante Everton, convocados para as seleções olímpica e principal, respectivamente. Também ficam de fora os atacantes Luan e Alisson; os zagueiros Paulo Miranda e Kannemann e o lateral Cortez, todos lesionados. Além disso, o defensor Pedro Geromel não treinou nesta sexta-feira em Salvador e é dúvida.
Possível substituto de Everton, o jovem Pepê reconheceu que ainda há margem para melhora da equipe. "A gente sabe que ainda está devendo para o nosso torcedor no Brasileiro, mas como estamos fazendo bons jogos, vamos procurar repetir isso contra o Bahia", aposta o atleta que veio da base gremista.
Campeão de seis competições, incluindo a Copa Libertadores de 2017, no comando do Grêmio, Renato, se triunfar neste sábado, Renato chegará à sua 100.ª vitória como treinador do clube. Ele substituiu justamente o técnico que na partida deste sábado estará na área técnica do Bahia, Roger Machado.
Bahia
Devido a sequência de jogos - será o quinto em 14 dias -, o técnico Roger Machado antecipou a concentração do Bahia para quinta-feira como forma de preservar os jogadores, citando, inclusive, o caso do atacante Artur. "Eu pedi a compreensão dos atletas. Depois a gente vai ter dez dias de recesso e eles vão poder descansar com a família. Infelizmente, por conta do calendário, precisamos fazer isso. O Artur estava com cãimbras nas panturrilhas, não conseguia nem ficar em pé", explicou Roger Machado.
Na oitava colocação, com dez pontos, o Bahia pode até mesmo assumir a vice-liderança, que hoje é ocupada pelo Atlético-MG, com 12. E para isso aposta na sequência positiva como mandante: são nove vitórias seguidas desde a última derrota - 1 a 0 para o Sergipe, na Copa do Brasil, em 13 de março.
A tendência é que o treinador mantenha a formação que iniciou o jogo da última quarta-feira, contra o São Paulo, em Salvador. Ainda se recuperando de um incômodo na coxa, o atacante Rogério é o único desfalque.
Brasileirão - 7ª rodada
Bahia
Douglas Friderich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Elton e Douglas Augusto; Artur, Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Grêmio
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Rodriguez e Juninho Capixaba; Michel e Rômulo (Montoya); Thaciano, Jean Pyerre (Diego Tardelli) e Pepê; Felipe Vizeu. Técnico: Renato.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Helcio Araujo Neves (PA)
Estádio: Pituaçu
Horário: 19h
Fonte(s): Correio do Povo
Comentários