Na tarde da última sexta-feira, 27, foi realizada na Câmara de Vereadores de Sananduva, a reunião ordinária da Associação dos Municípios da Região Nordeste Riograndense (AMUNOR).
Sob o comando da prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Consoladora Peruzzo, que preside a entidade, o encontro contou com a participação do major Ricardo Mattei, responsável pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil 02, com sede em Passo Fundo, que compreende 76 municípios da região.
Em sua explanação, além de falar sobre as atividades e atribuições da Defesa Civil, o major Mattei falou sobre o "Protocolo de Internações Entre os Municípios para Fins de Cooperação Mútua em Casos de Resposta em Ajuda Humanitária", convênio que visa a integração de municípios em casos de catástrofes e acidentes de grandes proporções.
A ideia é a criação de um fundo para aquisição de materiais (lona, telhas, etc.) para futuros acontecimentos, uma espécie de seguro, para ser utilizado imediatamente após os episódios e que seria reposto pela Defesa Civil posteriormente. “Não temos a cultura da prevenção. Queremos que os prefeitos tenham proximidade com a Defesa Civil”, afirmou o Major Mattei.
Segundo a presidente Jusene Peruzzo, ninguém está livre de eventos naturais graves como os que acometeram nossa região, mas com certeza a união de todos torna mais fácil a organização das ações necessárias nas dificuldades. “Temos preocupação pelo convênio, nos preocupamos porque a maior carga fica com os municípios, não queremos que os governos federal e estadual se omitam de suas obrigações”, ressaltou a presidente e prefeita de Santa Cecília do Sul.
Na pauta também estiveram os debates sobre a aplicação do BTI (controle do mosquito borrachudo), a previsão orçamentária da implantação do Gabinete das Primeiras Damas, a oferta de cursos sobre o E-social e assuntos gerais.
Gabinete das Primeiras Damas
Paralelamente à reunião, nas dependências do Museu Municipal, ocorreu o segundo encontro das primeiras damas da AMUNOR para discussão da criação do "Gabinete das Primeiras Damas " que tem como objetivo o compartilhamento de experiências, sugestões e soluções para situações que ocorrem no dia a dia dos municípios.
Fonte(s): Rádio Tapejara
Comentários