Notícia

RS: em 2023, pecuária de leite foi marcada por desistências e baixa de preços

O cenário se agrava com adversidades climáticas, incluindo uma estiagem que impactou a produção de alimentos para o gado
RS: em 2023, pecuária de leite foi marcada por desistências e baixa de preços
Pecuária de leite: 2023 foi de desistências da atividade e baixa de preços no Rio Grande do Sul

No rastro da enchente de setembro, a propriedade leiteira de Jorge Dienstmann, produtor dedicado há anos, emerge como uma das mais afetadas no Vale do Taquari. O impacto resultou na perda de 25 vacas leiteiras e uma redução drástica na produção diária de leite, de mil para 400 litros.

Dienstmann, ao avaliar os danos, destaca a dificuldade em atingir metas planejadas, considerando prejuízos que ultrapassam R$ 500 mil, englobando animais, silagem, lavouras e outras benfeitorias.

 

O cenário se agrava com adversidades climáticas, incluindo uma estiagem que impactou a produção de alimentos essenciais para o gado, resultando em uma queda no preço do leite. As importações de lácteos do Mercosul atingiram níveis recordes, enquanto enchentes e ciclones agravaram ainda mais a situação.

Diante das dificuldades, produtores como Dienstmann enfrentam um momento crítico, com poucos seguros disponíveis. Protestos foram registrados, exigindo medidas de apoio do governo federal. Embora algumas ações tenham sido tomadas, como a destinação de R$ 200 milhões pela Conab para compra de leite de pequenos produtores, a necessidade de renegociação de dívidas e ações mais efetivas contra importações continuam sendo demandas essenciais.

Na propriedade de Jorge, a reconstrução se inicia com o envio de feno do Paraná. No entanto, os desafios persistem, e a incerteza paira sobre a viabilidade econômica da produção leiteira no Brasil.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.