Agora

Milton Vieira

09:00 - 12:00

Notícia

RS: estiagem faz produção cair 45% na soja e 31% no milho

Governo pretende ampliar área com irrigação no estado para evitar novos prejuízos como esse no futuro
RS: estiagem faz produção cair 45% na soja e 31% no milho

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul apresentou na última semana os números da safra dos grãos de verão 2019/2020 e os impactos da estiagem nas culturas de grãos do estado. Conforme o levantamento apresentado, o estado registrou, somente na soja, uma queda de 45,8% da produção, passando de 19 milhões e 700 mil toneladas, como expectativa inicial, para 10 milhões e 600 mil toneladas, uma quebra significativa, em especial na metade Sul do Estado.

 

á para o milho, cultura fundamental para a economia gaúcha, apesar do aumento de área de 1,5%, ou em torno de 2 mil hectares a mais, a produtividade apresentou perda média de 31,9%, gerando uma redução de 30,9% na produção, ou 1 milhão e 800 mil toneladas a menos do que a estimada.

Em entrevista ao Rural Notícias, o Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, afirmou que o estado pretende ampliar as áreas irrigadas para evitar novos prejuízos no futuro.

“Nós criamos uma Câmara Técnica de Irrigação, onde vamos unir esforços do governo de estado e entidades do estado para trabalhar desde desburocratização e oportunidade de criar programas para fomentar a irrigação do nosso estado. Atualmente, só 2% de toda a área produzida é irrigada”, falou

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.