Notícia

RS: estiagem faz produção cair 45% na soja e 31% no milho

Governo pretende ampliar área com irrigação no estado para evitar novos prejuízos como esse no futuro
RS: estiagem faz produção cair 45% na soja e 31% no milho

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul apresentou na última semana os números da safra dos grãos de verão 2019/2020 e os impactos da estiagem nas culturas de grãos do estado. Conforme o levantamento apresentado, o estado registrou, somente na soja, uma queda de 45,8% da produção, passando de 19 milhões e 700 mil toneladas, como expectativa inicial, para 10 milhões e 600 mil toneladas, uma quebra significativa, em especial na metade Sul do Estado.

 

á para o milho, cultura fundamental para a economia gaúcha, apesar do aumento de área de 1,5%, ou em torno de 2 mil hectares a mais, a produtividade apresentou perda média de 31,9%, gerando uma redução de 30,9% na produção, ou 1 milhão e 800 mil toneladas a menos do que a estimada.

Em entrevista ao Rural Notícias, o Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, afirmou que o estado pretende ampliar as áreas irrigadas para evitar novos prejuízos no futuro.

“Nós criamos uma Câmara Técnica de Irrigação, onde vamos unir esforços do governo de estado e entidades do estado para trabalhar desde desburocratização e oportunidade de criar programas para fomentar a irrigação do nosso estado. Atualmente, só 2% de toda a área produzida é irrigada”, falou

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.