Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

RS segue com calor acima dos 40°C mesmo após episódios de chuva forte

Semana começa marcada por altas temperaturas e refresco só deve chegar em 2020
RS segue com calor acima dos 40°C mesmo após episódios de chuva forte

A onda de calor que há dias tem castigado o Rio Grande do Sul favorece mais um dia de sol e altos índices de radiação ultravioleta em grande parte das regiões. Vendavais e episódios de chuva forte atingiram o Estado, já neste domingo, mas a onda de calor ainda irá atingir seu pico. Um esperado refresco só deverá chegar nos primeiros dias de 2020.

O calor será muito intenso com marcas que podem ficar ao redor e passar de 40°C em vários municípios. O aquecimento poderá estimular a formação de nuvens de desenvolvimento vertical com risco de temporais isolados com risco de vendavais, raios e granizo. Pode chover forte de forma pontual.

 

As mínimas rondam os 18°C em São José dos Ausentes e os 20°C no Chuí. As máximas, por sua vez, pode alcançar 40°C em Santa Maria e 41°C em Santa Rosa. No Litoral Norte, os termômetros variam entre 21°C e 31°C. Em Porto Alegre, a temperatura se alterna entre 23°C e 39°C.

Neste domingo o Rio Grande do Sul chegou ao quarto dia consecutivo com marcas de temperatura acima de 40°C. Na quinta-feira, dia 26/12, a temperatura máxima no Estado foi de 40,4°C em Teutônia, no dia 27, sexta, fez 41,4°C em Teutônia. Já no sábado a máxima foi de 41,4°C em Santa Cruz do Sul e no domingo chegou a 40,7°C também em Santa Cruz.

O município de Bagé teve a marca histórica de 40,9°C, a maior dos últimos 76 anos, na sexta e no sábado. O calor favoreceu a formação de núcleos isolados de chuva e temporais que provocaram vendavais e granizo em cidades do Noroeste e centro do Estado.

Em Arroio do Tigre choveu 50 mm. Em Guarani das Missões o vendável derrubou árvores e destelhou uma escola. A onda de calor ainda irá atingir seu pico, sobretudo, em cidades da faixa Central do Estado e em pontos do Norte com máximas que poderão ser históricas, inclusive na Capital. Alerta-se para o risco deste calor extremo que além de desconforto, poderá deflagrar temporais severos com potencial para vendavais, chuva forte a torrencial de forma pontual além do risco de queda isolada de granizo.

O tão esperado refresco deverá chegar apenas no primeiro dia útil de 2020. Nesta transição do calor sufocante para a temperatura amena vendavais intensos poderão afetar o Rio Grande do Sul.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
AGU notifica Meta por medidas contra venda de produtos usados na falsificação de bebidas

Ministério da Saúde confirmou 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Aconteceu
Ramón Díaz e Emiliano destacam importância de Borré no Inter: ‘Acreditamos na qualidade de

Mesmo começando no banco contra o Botafogo, atacante colombiano é considerado peça fundamental pela comissão técnica colorada

Aconteceu
Bastidores da nova indignação tricolor vão do gramado às redes sociais

Manifestações dentro e fora de campo mobilizam o Grêmio para voltar à CBF e protestar contra arbitragem da derrota para o Bragantino pelo Ca

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.