Agora

Ari Santos

10:00 - 12:00

Notícia

Safra 2019/2020 de soja está atrasada, mas deve superar recorde de produção

No mês de novembro, a média de plantio da oleaginosa no Brasil atingiu 46% logo nos primeiros dias
Safra 2019/2020 de soja está atrasada, mas deve superar recorde de produção

No mês de novembro, a média de plantio da oleaginosa no Brasil atingiu 46% logo nos primeiros dias. Em apenas uma semana, houve aumento de 11 pontos. No entanto, na mesma época do ano passado, o cultivo já estava perto dos 60%.

Em algumas regiões do Brasil, a estimativa é de que a lavragem chegue até meados de março, sendo que o ideal é que não ultrapassasse o mês de fevereiro. O atraso pode prejudicar o cronograma da safra de inverno, e, com isso, diminuir a disponibilidade de água para as lavouras, por conta das geadas que podem surgir próximas ao mês de maio.

Em 11 de outubro, durante a safra 2018/2019, já se havia plantado 24,8% do montante no estado do Mato Grosso do Sul. Na colheita atual, só 5,3% da área havia sido plantada até a mesma data. O atraso gira em torno de 20% e isso se deve à grande estiagem pela qual a região passou durante o mês de setembro e primeiros dias de outubro.

No estado do Mato Grosso, o plantio está perto dos 85%. Mesmo avançado, no mesmo período da safra anterior, o índice chegava próximo aos 90%. O estado do Paraná já semeou 79% de suas áreas. Esse valor é maior em 3 pontos em relação ao mesmo período da safra anterior.

 

Área e produtividade para a safra 2019/2020

 

Mesmo com o atraso, a estimativa feita pela Conab mostra que a safra 2019/20 de soja terá uma produção de 120,4 milhões de toneladas, representando 4,7% mais que a safra passada. Toda essa produção supera o recorde de 2017/18, que foi de 119,3 milhões de toneladas.

Em relação à área de produção, o Brasil deve semear um total de 36,5 milhões de hectares de soja. A produtividade média está estimada em 3.292 kg/ha e a exportação do grão poderá chegar a 72 milhões de toneladas. O mercado interno poderá se manter aquecido devido aos acordos de exportação de carne e à mudança de B11 para B12 no biodiesel. 

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.