Agora

Eronita Ribeiro

14:00 - 17:00

Notícia

Situação fiscal do Rio Grande do Sul será tema de reunião entre Eduardo Leite e Bolsonaro

Encontro do governador do Estado com o presidente ocorrerá nesta quarta-feira
Situação fiscal do Rio Grande do Sul será tema de reunião entre Eduardo Leite e Bolsonaro

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), voltará a tratar, em Brasília, da situação fiscal do Estado. Leite estará entre os governadores presentes à reunião que ocorrerá nesta quarta-feira, a partir das 10h, na residência oficial do presidente do Senado, David Alcolumbre (Dem-AP). O encontro com governadores reunirá o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Dem-RJ), e os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Educação, Abraham Weintraub. A pauta é ampla, com vários pontos de interesse para o RS: Plano Mansueto, Lei Kandir, securitização, emenda à Constituição, cessão onerosa e Fundeb.

 
Em Brasília, Leite estará acompanhado pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e provavelmente pelo titular da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso. O governo gaúcho vê no encontro mais uma possibilidade de encaminhamento das negociações sobre a renegociação da dívida gaúcha dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), com questionamentos direcionados diretamente a Guedes.

Também serão obtidas mais informações sobre o chamado Plano Mansueto, ou Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF). A princípio, o novo plano de socorro da União aos estados, que estima liberar R$ 40 bilhões em quatro anos, não beneficia o RS. Pelo divulgado até agora, o PEF será destinado a estados com nota C no ranking do Tesouro. São 11 ao todo. O Rio Grande do Sul tem nota D. Pelo programa, o Tesouro dará garantia para que estados endividados possam captar recursos no mercado em condições mais favoráveis, desde que adotem medidas de ajuste. Em caso de calote, a União arca com a dívida. 

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Política e Segurança
AGU notifica Meta por medidas contra venda de produtos usados na falsificação de bebidas

Ministério da Saúde confirmou 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Política e Segurança
Ramón Díaz e Emiliano destacam importância de Borré no Inter: ‘Acreditamos na qualidade de

Mesmo começando no banco contra o Botafogo, atacante colombiano é considerado peça fundamental pela comissão técnica colorada

Política e Segurança
Bastidores da nova indignação tricolor vão do gramado às redes sociais

Manifestações dentro e fora de campo mobilizam o Grêmio para voltar à CBF e protestar contra arbitragem da derrota para o Bragantino pelo Ca

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.