Agora

Milton Vieira

09:30 - 12:00

Notícia

Soja: Ministério da Agricultura publica zoneamento para 15 estados e DF

Sistema identifica municípios aptos e períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo
Soja: Ministério da Agricultura publica zoneamento para 15 estados e DF

O Ministério da Agricultura publicou na terça-feira, dia 24, no Diário Oficial da União o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc) no ano-safra 2018/2019 para a cultura de soja em 15 estados e no Distrito Federal. Sobre a ausência de atualização para Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o ministério disse que o zoneamento agrícola para esses estados será publicado até sexta-feira, dia 27.

 

O zoneamento identifica os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo da soja. “A época de semeadura é um dos fatores que mais influenciam o rendimento da cultura da soja, ou seja, é ela quem determina a exposição da cultura à variação dos fatores climáticos limitantes. Assim, semeaduras em épocas inadequadas podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento das plantas e aumentar as perdas na colheita”, informa a Secretaria de Política Agrícola do ministério nas portarias para cada estado.

 

Segundo o ministério, o zoneamento é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados a adversidades climáticas, permitindo a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Para isso, são analisados parâmetros de clima, solo e ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo ministério.

 

O produtor deve observar as recomendações do Zarc para se beneficiar do Proagro, Proagro Mais e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), segundo o ministério. O produtor que não segue as recomendações de plantio do zoneamento pode ter o seu processo de indenização rejeitado em caso de sinistro nos três programas.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.