Agora

Paróquia São José

09:00 - 10:00

Notícia

Suínos: pesquisadores apresentam tecnologia de melhoramento genético

A técnica está em fase de testes nos Estados Unidos e deve ser disponibilizada para pecuaristas brasileiros em até cinco anos
Suínos: pesquisadores apresentam tecnologia de melhoramento genético

Esta semana, Porto Alegre (RS) foi palco da 12ª edição do Simpósio Internacional de Suinocultura (Sinsui), evento que reúne especialistas, estudiosos e produtores para discutir os avanços e desafios da cadeia brasileira. No encontro, pesquisadores apresentaram o futuro da reprodução com melhoramento genético: um projeto realizado nos Estados Unidos prevê a transferência de células dos melhores reprodutores para outros que não são.

A tecnologia está em fase de teste, por isso ainda não há animais nascidos através dela nas granjas. A expectativa é de que os pecuaristas brasileiros possam usufruir da técnica em quatro ou cinco anos, contou o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, que participou da reunião.

Doenças, biossegurança e sanidade e outros assuntos técnicos que impactam a produção também foram debatidos. “Nosso principal desafio é manter o status sanitário alcançado. Olhamos para a China, com surto de Peste Suína Africana (PSA), e por isso cada vez mais reforçamos a proteção sanitária das granjas, com a proibição da entrada de pessoas alheias à atividade, por exemplo”, conta Folador.

Segundo o presidente da Acsurs, o agronegócio também deixou um recado durante a reunião: “Não é só a cadeia produtiva de suínos que tem seu papel; o poder público tem que participar, com fortalecimento da fiscalização rígida em portos e aeroportos”.

Controle de doenças sem antibióticos

A suinocultura busca alternativa para não usar ou reduzir o uso de antibióticos. Nos últimos anos, o uso de medicamentos alternativos ou com princípios menos agressivos se tornou cada vez mais comum nas granjas.

O setor abriu mão daqueles que deixavam resíduos na carne. “Essa mudança é uma demanda que veio do consumidor da proteína; o mercado exige isso da gente”, diz Folador.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.