Notícia

Sul terá geada nesta quarta; neve está prevista para sexta

A expectativa é de que um fenômeno raro no Brasil provoque neve de forma duradoura nos próximos dias
Sul terá geada nesta quarta; neve está prevista para sexta

Nesta quarta-feira, dia 3, a frente fria segue seu avanço e provoca chuva forte e volumosa em Santa Catarina e no Paraná a qualquer hora do dia. Ainda há condição para pancadas de chuva isoladas no norte do Rio Grande do Sul. Logo atrás da frente fria, vem a massa de ar polar que faz as temperaturas caírem no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com nova formação de geada na Campanha Gaúcha.

Na quinta-feira, dia 4, a geada se espalha pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina. Além dos dois estados,  o sul do Paraná amanhece com termômetros em torno de 0 °C. A temperatura deve ficar negativa na Serra Gaúcha.

Vale lembrar que, para formação de geada, é necessária a condição de tempo firme, com pouco vento e temperatura abaixo de 4°C na medição do termômetro. Ainda chove no Paraná, inclusive com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Por lá, a temperatura cai no decorrer do dia, conforme a chuva enfraquece.

Segundo os meteorologistas, a sexta-feira, dia 5, promete ser um dos dias mais interessantes do ano no quesito clima. A temperatura segue em queda na região Sul, mas a umidade aumenta e há condição para neve nos três estados. Nas serras gaúcha e catarinense, o fenômeno pode durar horas, começando à tarde e se estendendo até a madrugada do sábado, dia 6. 

Em áreas mais baixas do norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, a condição é para neve entre a noite da sexta-feira e a manhã do sábado. “Para formação de neve, é necessária a combinação de frio de 0°C com tempo instável e precipitação. Quando temos tempo aberto é a geada que acontece”, explica Celso Oliveira, da Somar.

No sábado, teremos recordes do dia mais frio do ano em diversas cidades da região Sul e até mesmo no Sudeste e em Mato Grosso do Sul. “Vamos ter friagem até no Norte do Brasil, quando as mínimas ficam em torno de 15 ºC em Rondônia e Acre. Em Vilhena, a temperatura pode cair a 14 ºC no domingo”, diz Celso. As temperaturas só voltam a subir na próxima segunda-feira, dia 8. Depois desta onda de frio mais intensa, a meteorologia não prevê por enquanto nenhuma outra massa de ar polar tão forte.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.