Agora

Ivanor Barros

17:00 - 19:00

Notícia

Tecnologia nacional ajuda em diagnóstico precoce da mastite em gado leiteiro

O analisador de células somáticas criado pela empresa Cowlity emite um alerta sobre a infecção antes de quaisquer sintomas
Tecnologia nacional ajuda em diagnóstico precoce da mastite em gado leiteiro

A detecção de precoce e o controle da mastite no gado, doença que compromete a saúde dos animais e a produtividade, segue como um dos maiores desafios para os produtores de leite em Santa Catarina. Com o objetivo de reduzir estes danos, uma empresa de Videira (SC) está desenvolvendo um dispositivo que pode ser inserido nas ordenhadeiras, o que vai permitir o diagnóstico na fase inicial da enfermidade.

 

A solução faz parte do Programa Nascer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae.

De criação da empresa Cowlity, o analisador de células somáticas emite um alerta sobre a infecção mesmo antes de qualquer sintoma, evitando prejuízos. Além disso, é mais prático do que um equipamento de bancada usado atualmente para detectar a doença, por permitir testes diários durante a ordenha. O produto passará por validação e deve entrar no mercado até o fim de 2021.
 

A mastite é uma inflamação causada por microorganismos que comprometem a saúde do animal e a qualidade do leite. Em estágio avançado, os sintomas são visíveis. Porém, existem muitos casos em que não há nenhum sinal da doença, apenas a queda na produção, tornando difícil o diagnóstico. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o impacto da doença na agroindústria catarinense representa a perda de 5,6 a 8,8 milhões de litros de leite por ano.

 

Programa Nascer

O impacto da doença na agroindústria catarinense levou o médico veterinário Maurício Mezaroba e seus colegas Maribel Gaio, Tasiana Rodrigues e Pedro Cachinski a desenvolverem uma solução e se inscreverem no Programa Nascer. “O programa, além de refinar e melhorar nossa ideia para o mercado, vem nos fornecendo orientação, acompanhamento, suporte e capacitação”, destaca Maurício.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo do Programa Nascer é justamente capacitar negócios que estão em fase embrionária e dar apoio para organizar e fortalecer as ideias. “Assim, quando surgirem oportunidades de mercado ou mesmo de fomento, estes empreendedores estarão preparados. Este é o momento de aprender, testar e seguir empreendendo”, explica.

Para o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da ferramenta TXM usada no Nascer e idealizador dos espaços de pré-incubação Cocreation Lab, essa é a oportunidade para quem tem ideias de negócios que possam oferecer soluções para pessoas e empresas neste período de crise. “Momentos como este geram desafios, mas também oportunidades. A inovação será muito importante na retomada de diversos setores da economia”, defende.

O Programa Nascer já ajudou a transformar 150 ideias em empresas. Agora, está selecionando os participantes para a segunda edição. Os aprovados receberão gratuitamente todo suporte para que possam transformar um plano em um negócio viável, gerando emprego e renda. Para mais informações sobre como fazer parte do programa, clique aqui.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.