Agora

Autoprogramação

00:00 - 07:00

Notícia

Tecnologias sustentáveis avançam no RS

Em 2023, entidades envolvidas no Plano ABC+ levaram a produtores rurais capacitação sobre metodologias para redução de emissões
Tecnologias sustentáveis avançam no RS

Integrado por 17 órgãos e entidades, o Comitê Gestor Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS) encerrou 2023 com um balanço positivo de atividades relacionadas a boas práticas de manejo no setor agropecuário gaúcho. Apresentadas na última reunião do grupo, no dia 20 de dezembro, as ações envolveram treinamentos e programas de desenvolvimento sustentável nas propriedades rurais do Estado desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e pelo Serviço de Sebrae RS.

No caso da Emater/RS-Ascar, as capacitações de produtores e técnicos sobre as oito tecnologias do Plano ABC+ atingiram cerca de 80 mil produtores em 2023, segundo o engenheiro agrônomo Elder Dal Pra. No âmbito do Projeto ABC+ Emater/RS – Desenvolvimento Rural e Agricultura de Baixo Carbono, a empresa fez um levantamento de informações para o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), para estimar o balanço de gases de efeito estufa em áreas de produção de trigo e de florestas plantadas. “Também fizemos a instalação e o acompanhamento de três Unidades de Referência Tecnológica (URT) nos temas correlacionados ao plano”, informou Dal Pra, em nota.

Ao longo do ano, o Senar-RS também promoveu treinamentos focados no ABC+, com a participação de cerca de 40 mil produtores, segundo os analistas Patrícia Goergen e Henrique Padilha. No Sebrae-RS, uma das ações destacadas foi a estratégia estadual em relação à agricultura de baixo carbono montada pela entidade em 2023. “O objetivo é compreender o funcionamento do mercado de carbono e as possibilidades de pagamentos por serviços ambientais no setor do agronegócio do Rio Grande do Sul, além de apontar caminhos para a sua monetização em propriedades rurais”, disse o analista de Agronegócios do Sebrae-RS, André Bordignon,

Para 2024, uma das metas apresentadas é a realização da Caravana ILPF no Estado. A ação itinerante é promovida pela Rede ILPF, parceria público-privada que busca aumentar a adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e foi recentemente incluída no Comitê Gestor. “A caravana (…) já passou por vários estados brasileiros, reunindo técnicos e pesquisadores da Embrapa para desenvolver ações de capacitação, transferência de tecnologia, além de identificar os gargalos e construir parcerias e projetos locais para alavancar a adoção da ILPF”, disse o gerente técnico Felipe Martini.

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.