Agora

Ivanor Barros

12:30 - 13:15

Notícia

Teoria da conspiração acusa Tom Hanks de ser pedófilo

Conhecido como QAnon, organização de anônimos das redes sociais propagam notícias não confirmadas sobre Hollywood na rede social 4Chan
Teoria da conspiração acusa Tom Hanks de ser pedófilo

Tom Hanks é uma das grandes estrelas de Hollywood que nunca teve seu nome envolvido em grandes polêmicas. Mas isso mudou desde que um grupo de anônimos nas redes sociais tem acusado o ator de estar envolvido com uma rede mundial de pedofilia.

Conhecido como QAnon, o grupo surgiu na rede social 4Chan e se espalhou pelo Reedit, Instagram, Facebook e Twitter. O perfil dos usuários é declaradamente conservador e pró-Trump. Entre outras ações, já esteve envolvido no caso do Pizzagate, que acusa políticos democratas de traficar crianças a partir de uma pizzaria de Washington D.C. 

Assim como qualquer teoria da conspiração de internet, tem espectro amplo e ataca várias militâncias e figuras das quais discorda política e ideologicamente. No entanto, até agora, as acusações não foram confirmadas e continuam apenas sendo tratadas como boatos.

No caso das estrelas do cinema, o QAnon utilizou principalmente canais e perfis populares para propagar notícias não comprovadas sobre o envolvimento de nomes como o de Hanks com pedofilia. No fim de julho, uma busca pelo nome dos dois na platafoma de vídeos resultava em diversos links sobre o tema.

Sarah Ruth Ashcroft, que tem 45 mil seguidores no Twitter e é uma das mais famosas propagadoras das teorias do QAnon, reforçou as acusações dizendo ter sido violada pelo astro de O Resgate do Soldado Ryan quando tinha apenas 13 anos. Mesmo sem ter como provar o que disse, o post gerou inúmeros vídeos que tratavam do assunto.

 
Spielberg é famoso por incluir atores mirins em filmes

Spielberg é famoso por incluir atores mirins em filmes

Divulgação

Para sanar a propagação de uma informação que mancha diretamente a imagem de uma figura pública, porém sem provas, o YouTube filtrou os resultados pelo nome do ator e os vídeos com esse teor não aparecem mais em primeiro plano nas buscas. Mas basta digitar por Tom Hanks + pedofilia e alguns resultados são encontrados facilmente.

Já Steven Spielberg, conhecido por trabalhar com atores mirins em filmes durante toda a carreira, é apontado como abusador por perfis famosos entre apoiadores do QAnon. O mais popular é Isaac Kappy, um ator coadjuvante de filmes como Thor que resolveu usar as redes sociais para fazer esse tipo de denúncia.

O caso ficou tão grande nos Estados Unidos que até mesmo a Casa Branca se posicionou sobre o assunto e garantiu que, apesar do QAnon ser pró-Trump, eles rejeitam esse tipo de movimento. "O presidente condena e denuncia qualquer grupo que incite a violência contra outro indivíduo e certamente não apoia grupos que promovam esse tipo de comportamento", diz comunicado emitido pela secretária Sarah Sanders no início de agosto.

Até o momento, nem estúdios e nem representantes dos atores citados se manifestaram.

Fonte(s): R7

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.