Agora

Eronita Ribeiro

14:00 - 17:00

Notícia

Tornado pode se formar na região Sul nas próximas 24 horas

Chance maior de aparecimento do fenômeno está em áreas do norte do Rio Grande do Sul ao sul de Santa Catarina
Tornado pode se formar na região Sul nas próximas 24 horas

Nesta sexta-feira, dia 24, a frente fria que está sobre o Sul avança em direção ao Sudeste. Porém, os ventos que sopram em altitude e a região de baixa pressão na costa mantêm o tempo instável em toda a região Sul. As condições atmosféricas são favoráveis à formação de um tornado nas próximas 24 horas principalmente em áreas do norte do Rio Grande do Sul ao sul de Santa Catarina, além de pontos do litoral onde as rajadas de vento podem facilmente passar de 70 km/h. 
 
“A previsibilidade de tornados é baixa, mas as condições de contraste de temperatura, ventos fortes e uma área de instabilidade intensa existem”, afirma Heloísa Pereira, meteorologista da Somar.

As instabilidades vão perder força ao longo da noite desta sexta-feira dando lugar ao frio intenso por conta da entrada de uma massa de ar de origem polar. Destaque para a chance de chuva congelada na noite nas áreas de serra como São José dos Ausentes, Urupema e São Joaquim. No sábado, dia 25, o grande destaque será o potencial para formação de geada nas áreas de serra de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além da região da Campanha gaúcha, onde as mínimas serão inferiores a 4°C.

Saiba mais sobre os tornados

Um tornado pode se formar numa nuvem de tempestade associada a um centro de baixa pressão atmosférica, quando há grande variação de temperatura e ventos fortes.
 
Esse fenômeno é conhecido por seu formato de funil e ventos em espiral, capazes de causar destruição. A velocidade de um tornado pode atingir de 110 km/h a mais de 500 km/h, o que muitas muitas vezes só pode ser mensurado a partir dos danos causados.
 
O Sul do Brasil é a segunda região do mundo com maior número de tornados. Mesmo assim, o número de ocorrências anuais é considerado baixo, em comparação com os Estados Unidos, onde ocorrem 75% dos tornados do planeta.
 
O fenômeno geralmente deixa um rastro destrutivo no solo por onde passa. Além disso, é um fenômeno de curta duração, de alguns segundos a 30 minutos.
 
Os tornados são classificados pela escala Fujita, com graduações que variam em função da velocidade dos ventos

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Aconteceu
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Aconteceu
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Aconteceu
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.