Notícia

Vacina contra sarampo está disponível em postos de saúde, mas autoridades alertam para bai

Na rede pública, vacina administrada é a tríplice viral: protege contra caxumba, rubéola e sarampo. Rio Grande do Sul tem sete cas
Vacina contra sarampo está disponível em postos de saúde, mas autoridades alertam para bai

Com sete casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul, autoridades de saúde alertam para a baixa procura por vacina contra a doença. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, para pessoas com faixa etária a partir dos 12 meses até os 49 anos. "O que acontece é que, ao longo do tempo, como foi erradicada a doença no Brasil e parecia que não nos atingia, as pessoas deixaram de procurar e se vacinar", afirma a coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Coradini.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. É importante levar a carteira de vacinação ao posto de saúde. Duas doses valem para a vida inteira. Quem já teve a doença também está protegido. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.

 Toda pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manchas vermelhas no corpo, além sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar atendimento para ser avaliado. "Ela traz consequências neurológicas para as pessoas e pode levar a óbitos. Aliás, a gente já tem casos de óbitos no Brasil", alerta Sônia.

 

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

24 Jul
Ciência, Tecnologia e Saúde
Reunião do G20 discute taxação de super-ricos e emergência climática

Encontro de ministros de Finanças é realizado no Rio de Janeiro

24 Jul
Ciência, Tecnologia e Saúde
Obesidade adulta e anemia entre mulheres são preocupantes, aponta FAO

Documento também mostra menos crianças com atraso no crescimento

24 Jul
Ciência, Tecnologia e Saúde
Fosfoetanolamina não combate o câncer, alerta Anvisa

Nota desmente "propaganda enganosa divulgada em redes sociais"

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.