Notícia

Colheita da soja segue atrasada e apenas 45,7% da área foi recolhida no país

Dos 12 estados acompanhados pela consultoria Safras & Mercado, apenas 2 estão com o ritmo de plantio da soja mais adiantado que na mesma épo
Colheita da soja segue atrasada e apenas 45,7% da área foi recolhida no país

A colheita da soja segue bastante atrasada no país, aponta o levantamento da consultoria Safras & Mercado. Até o momento 45,7% da área de 38,6 milhões de hectares foi recolhida, ante os quase 59% do ano passado e os 54,5% da média histórica. Dos 12 estados acompanhados, apenas dois estão com o ritmo de trabalho mais avançado que na mesma época de 2019/2020.

São Paulo é o estado que apresenta o ritmo mais adiantado na colheita se comparado ao mesmo período do ano passado. Dos 1,1 milhão de hectares semeados em 2020/2021, cerca de 65% já foram recolhidos. Em 2020 o ritmo era de 41% e na média histórica o estado colhe 54% da área de soja.

O outro estado adiantado é o Piauí, que já conseguiu recolher cerca de 15% da área de 800 mil hectares. Isso significa um avanço ante os 10% colhidas na mesma época da safra 2019/2020.

Mais atrasados

Nesta mesma época de 2020 o estado de Santa Catarina já tinha colhido mais de 35% da área de soja, mas neste ano não conseguiu nem chegar aos 4% da área de 750 mil hectares de soja. Normalmente a média histórica do estado é de 18%.

O Paraná também não está tão bem, e conseguiu colher apenas 39% da área de 5,6 milhões de hectares nesta safra 2020/2021. Na mesma época do ano passado o ritmo era de 70% e na média histórica 62,8%.

SOJA COLHEITA

Levantamentos oficiais

Paraná

Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná conseguiu recolher 36% da área de 5,5 milhões de hectares até o dia 9 de março. Na mesma época do ano passado, 68% da área já tinha sido colhida.

O núcleo regional de Francisco Beltrão é o mais adiantado com 80% da área já colhida, seguido por Pato Branco, com 65%, e Cascavel com 63%.

Mato Grosso

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso conseguiu recolher 80,1% da área de 10,3 milhões de hectares até o dia 12 de março. Na mesma época do ano passado, 96,8% da área já tinha sido colhida.

A região oeste do estado é a mais adiantada com 89,9% da área já colhida, seguido pelo médio-norte, com 86,9%, e o noroeste com 86,7%.

Rio Grande do Sul

A colheita da safra de soja 2020/2021 começou no Rio Grande do Sul, afirma a Emater. Segundo a entidade, na mesma época do ano passado, o estado já tinha colhido 12% da área. Na média para o período a colheita deveria estar em pelo menos 8%.

“A colheita já ocorre em pequenas áreas e chega a 1% dos cultivos dessa safra no Rio Grande do Sul. O retorno da umidade adequada no solo beneficiou o desenvolvimento das culturas de verão”, diz a entidade.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
AGU notifica Meta por medidas contra venda de produtos usados na falsificação de bebidas

Ministério da Saúde confirmou 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Aconteceu
Ramón Díaz e Emiliano destacam importância de Borré no Inter: ‘Acreditamos na qualidade de

Mesmo começando no banco contra o Botafogo, atacante colombiano é considerado peça fundamental pela comissão técnica colorada

Aconteceu
Bastidores da nova indignação tricolor vão do gramado às redes sociais

Manifestações dentro e fora de campo mobilizam o Grêmio para voltar à CBF e protestar contra arbitragem da derrota para o Bragantino pelo Ca