Notícia

Começa emplacamento dos veículos com o modelo Mercosul no RS

Média diária de emplacamentos é de 5,7 mil no Estado
Começa emplacamento dos veículos com o modelo Mercosul no RS

Oficialmente, teve início nesta terça o emplacamento dos veículos com o modelo Mercosul no Estado. Com o novo sistema em funcionamento, que interliga alguns bancos de dados - CRVAs, Procergs, sistema do Denatran e Serpro - ao mesmo tempo, houve um pouco de lentidão em alguns Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do Estado.

 
 

Segundo o diretor do Detran/RS, Paulo Roberto Kopschina, a maior dificuldade esteve relacionada a esse problema, considerado pontual. Além disso, como na segunda-feira os CRVAs não funcionaram para a atualização, houve um volume de atendimento represado. "Estamos monitorando para minimizar ao máximo os prejuízos", comentou. No Estado, a média diária de emplacamentos é de 5,7 mil. A frota em 2019 deverá chegar a 7 milhões de veículos no Rio Grande do Sul. 

 

Numa empresa de estampadora, localizada próximo à avenida Ipiranga, na zona Norte de Porto Alegre, a expectativa foi grande no início da manhã com as primeiras placas. A primeira era do representante comercial Mauro Tissot, morador do bairro Jardim Botânico, que foi emplacar o carro zero recém-adquirido. "Estou há quatro dias na expectativa. Na sexta-feira passada tentei, mas o sistema ficou fora do ar", comentou ele. Com a placa em mãos, ele achou interessante o novo modelo.

 

A placa no modelo Mercosul é um pouco diferente das anteriores. Ao invés de três letras e quatro números, ela tem um composição diferente. São três letras, um número, uma letra e dois números. Além disso, ela não tem dados da cidade ou estado, apenas do Brasil. 

 

 

O diretor do Detran acredita que a substituição se dará sem maiores problemas. Isso porque aumentou o número de empresas estampadoras autorizadas a confeccionar a nova placa. Além disso, a mudança não é obrigatória a todos os veículos, mas ocorrerá de maneira gradativa. São obrigados a trocar os compradores de veículos novos, quem transferir seu veículo de município, quem comprar veículo usado, quem mudar seu veículo de categoria (de passeio para aluguel, por exemplo), e ainda outros casos que exigem substituição, como perda, furto ou avaria.

 

O custo também é diferenciado, variando de cada estabelecimento. Em um dos locais visitados pela equipe, a nova placa tinha valor de R$ 250,00 a de carro, e R$ 130,00 para motos. O processo é relativamente rápido.   

Fonte(s): Correio do Povo

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
AGU notifica Meta por medidas contra venda de produtos usados na falsificação de bebidas

Ministério da Saúde confirmou 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Aconteceu
Ramón Díaz e Emiliano destacam importância de Borré no Inter: ‘Acreditamos na qualidade de

Mesmo começando no banco contra o Botafogo, atacante colombiano é considerado peça fundamental pela comissão técnica colorada

Aconteceu
Bastidores da nova indignação tricolor vão do gramado às redes sociais

Manifestações dentro e fora de campo mobilizam o Grêmio para voltar à CBF e protestar contra arbitragem da derrota para o Bragantino pelo Ca

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.