Agora

Autoprogramação

12:00 - 13:00

Notícia

Febre aftosa: RS suspende multa para quem perdeu prazo de vacinação

Febre aftosa: RS suspende multa para quem perdeu prazo de vacinação
Febre aftosa: RS suspende multa para quem perdeu prazo de vacinação

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul suspendeu as multas para quem perdeu prazo de vacinação contra febre aftosa a partir de 2 de dezembro, por um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado. A decisão leva em conta a greve dos fiscais estaduais agropecuários, que começou em 26 de novembro.

 

A ordem de serviço com determinações referentes à segunda etapa da campanha de vacinação, assinada pelo secretário Covatti Filho, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 6.

Outro ponto  do texto é que as agropecuárias ficam dispensadas da exigência de apresentação da autorização para compra de vacina pelo produtor. A outra determinação é que a vacinação pode ser feita, extraordinariamente, sem o acompanhamento do Serviço Veterinário Oficial.

A campanha

Este ano, a vacina contra a febre aftosa teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com o intuito de diminuir os nódulos.

 

Atualmente, o Rio Grande do Sul é considerado zona livre de aftosa com vacinação e busca evoluir seu status sanitário. Em setembro, o estado passou por auditoria do Ministério da Agricultura para a retirada da vacinação e ainda aguarda a divulgação do relatório.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje

Aconteceu
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Foram identificados quatro casos do subclado K no Brasil

Aconteceu
STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Decisão foi tomada por 8 votos a 2

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.